Rastreador de veículos: O que é e porquê sua empresa de monitoramento precisa de um!

O rastreador de veículos é um recurso de extrema importância para o monitoramento adequado de empresas de monitoramento, frotas e transportadoras, sendo um serviço que poderá agregar maior valor para o seu negócio, além de trazer mais benefícios para os clientes.

É comum que algumas pessoas, e até mesmo prestadoras de serviço de segurança eletrônica, associem o segmento somente à atividades convencionais de monitoramento.

No entanto, as novas tecnologias permitem uma expansão bem-sucedida de operações de acompanhamento eletrônico para outras áreas, inclusive de locomoção.

Entenda como o rastreador de veículos funciona, qual a sua importância no mercado atual e as vantagens que ele pode trazer para a empresa de monitoramento que disponibiliza esse serviço para seus clientes.

O que é rastrear?

A palavra “rastreamento”, e seus devidos radicais, como “rastrear”, provém do termo “rastro”, que muitas pessoas devem estar familiarizadas. Rastro nada mais é do que o vestígio de algo ou alguém que já passou, deixado para trás ao se movimentar.

Dessa forma, rastrear significa acompanhar os traços deixados por algum objetivo ou indivíduo durante a sua locomoção. Em outras palavras, a observação de uma trajetória que já foi feita.

Além disso, rastrear também significa coletar e armazenar dados ao longo de um deslocamento, reunindo essas informações para posteriores análises ou operações de acordo com as necessidades da empresa em questão.

Assim, um rastreador de veículos tem por objetivo determinar dados de uma trajetória que já foi feita pelo automóvel, verificando se todo o percurso correu como planejado, e, em caso de imprevistos, poder identificar os pontos adversos.

É importante ressaltar esse conceito para que não seja confundido com outros termos, uma vez que rastrear não significa, necessariamente, acompanhar simultaneamente durante o deslocamento.

O que pode ser rastreado?

De modo geral, com as tecnologias adequadas e as corretas indicativas, tudo pode ser rastreado nos dias de hoje.

Isso não inclui apenas veículos, como carros, motos e caminhões, mas sim todos os tipos de objetivos animados e inanimados. Por exemplo, é possível rastrear objetos, malas, animais de estimação e até mesmo pessoas.

Existem diversos dispositivos que permitem o acompanhamento em tempo real do foco de interesse, além de verificar dados completos sobre o trajeto que foi realizado.

Atualmente, a aplicação mais comum dessa inovação de monitoramento é, de fato, o rastreador de veículos, que possibilita que clientes e empresas de segurança eletrônica tenham seus objetivos alcançados.

O que é um rastreador de veículos?

O rastreador de veículos é um dispositivo de geolocalização instalado em automóveis de diferentes portes e finalidades, como carros, caminhões e ônibus. Sua principal finalidade é indicar a trajetória e a localização do veículo durante e após o seu deslocamento.

Basicamente, esse aparelho permite que a central de monitoramento acompanhe as coordenadas do automóvel, verificando seu percurso e as condições da viagem. Em alguns casos, tecnologias mais avançadas permitem a verificação de variação de velocidade e até mesmo a sugestão de melhores rotas a seguir.

Um rastreador de veículos também deve operar em parceria com outros sistemas de gestão, que irão possibilitar o acompanhamento dos dados e do veículo durante suas atividades.

No entanto, avanços na tecnologia já permitem que essa plataforma auxiliar esteja em conexão direta com o aparelho rastreador, podendo ser um sistema integrado ou mesmo um aplicativo de celular.

Além disso, o sinal dos rastreadores veiculares são compartilhados e verificados pela internet, o que permite um compartilhamento em tempo real com mais de um visualizador.

Qual a importância do rastreador de veículos em uma empresa de monitoramento?

A princípio, o rastreador de veículos foi desenvolvido e passou a ser utilizado para aumentar  a segurança do automóvel, da frota, do condutor e da mercadoria em questão.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), divulgado pela Confederação Nacional do Transporte, em 2020 o Brasil registrou mais de 14 mil ocorrências de roubos de cargas. O prejuízo chega a R$1,2 bilhão.

Dessa forma, utilizar um rastreador veicular é uma das maneiras mais práticas e eficientes de reduzir as chances de roubos, uma vez que o sistema poderá acompanhar o trajeto da carga e verificar se ela está cumprindo o itinerário.

Além disso, o aparelho também pode garantir uma maior proteção para o condutor do veículo, que, em caso de contratempos e ocorrências criminosas, também poderá ser rastreado e localizado no menor tempo possível.

Como o rastreador de veículos funciona?

Atualmente, o rastreador de veículos pode funcionar de duas maneiras diferentes, por radiofrequência ou via satélite.

Dispositivos via satélites configuram as alternativas conhecidas como GPS, ou “sistema de posicionamento global”. Esses aparelhos podem se comunicar em tempo integral com aparelhos de satélite espalhados pela órbita terrestre, atuando como receptores de sinal.

Sua composição possui relógios atômicos extremamente precisos, e, quando o rastreador veicular envia sua posição geográfica, o satélite confere o tempo de emissão do sinal e o tempo de resposta, determinando a posição mais exata possível.

Enquanto isso, rastreador de veículos que funciona por radiofrequência envia informações por meio de ondas eletromagnéticas captadas por antenas.

Embora essas ondas sejam menores, a sua área de cobertura é ampla, possibilitando um acompanhamento de longa distância.

Vantagens do rastreador de veículos

Seja qual for a modalidade de rastreador de veículos utilizada, ela pode trazer uma série de vantagens para o cliente e para o negócio de segurança como um todo.

Confira mais detalhes sobre os pontos positivos para a central de segurança:

Controle de frota da equipe

Uma vez que o rastreador veicular acompanha outros sistemas integrados, é possível desenvolver um controle mais eficiente e concreto sobre os veículos listados no aplicativo e na central.

Dessa forma, a empresa poderá oferecer um serviço mais adequado, tendo acesso a informações relevantes sobre os automóveis e suas atividades, sem a necessidade de acompanhar cada transporte individualmente.

Acesso à métricas assertivas

O rastreador de veículos também fornece uma série de dados pertinentes à empresa de monitoramento, que poderá conferir métricas assertivas sobre as viagens.

Será possível verificar o tempo de percurso, se houveram contratempos relevantes e outros tipos de adversidades que podem prejudicar o serviço e o desempenho da equipe como um todo.

Com isso, a prestadora poderá elaborar estratégias mais sólidas para potencializar os deslocamentos, utilizando as informações dos rastreadores e o que elas indicam.

Mensuração de padrão de comportamento do time

Sistemas integrados e mais modernos disponibilizam diversas informações que permitem a composição de um padrão de comportamento da frota, uma identificação positiva para otimizar o serviço.

Desse modo, a empresa de monitoramento e o cliente poderão estabelecer ritmos próprios do time, e verificar quando um veículo descumpre esse padrão, o que pode indicar contratempos mais rapidamente, a tempo de tomar decisões mais assertivas e resolutivas.

Ajuste de ordens de serviços de acordo com a rota do veículo

Finalmente, dados precisos sobre o trajeto e o comportamento do veículo permitem um ajuste técnico eficiente para as ordens de serviços, de acordo com as rotas e com o perfil da frota.

Por exemplo, a empresa de monitoramento poderá indicar o melhor trajeto, pensando na segurança do veículo, e também no seu comportamento durante as viagens. Assim, as operações poderão ser acompanhadas com maior efetividade, prevenindo complicações.

Sobre o Fulltrack

Para ter acesso a esses e outros benefícios do rastreador de veículos, é importante contar com um sistema integrado e moderno, como o Fulltrack.

Nossa plataforma de rastreamento possui recursos funcionais aplicados em diferentes áreas, como logística, controle e gestão do tempo. Com a ferramenta, os clientes poderão:

  • Gerenciar o comportamento do motorista;
  • Verificar o trajeto completo;
  • Aumentar a segurança do condutor e da mercadoria;
  • Estabelecer perímetros e rotas de risco;
  • Programar envios de relatórios a qualquer momento;
  • Exportar as informações para outras plataformas de sua preferência.

O sistema também possui uma ferramenta exclusiva, que busca atender a Lei nº 13.103/2015, para o controle da jornada de trabalho do motorista. Trata-se de um recurso único no mercado, que atende integralmente a todas as exigências da lei.

Módulos exclusivos sobre o Fulltrack

Além disso, o Fulltrack também apresenta módulos exclusivos em seu catálogo de recursos, que proporcionam uma experiência mais completa para os clientes, e uma prestação de serviços mais eficaz para as empresas de monitoramento. Conheça alguns desses módulos:

Fleet

O Fleet é um sistema de gerenciamento de manutenção de frotas, com integração completa com a plataforma Fulltrack.

Ele auxilia na gestão de manutenções de veículos. Entre as ferramentas presente nesse módulo, estão:

  • Controle de abastecimento;
  • Pneus;
  • Manutenções;
  • Documentos;.
  • Multas;
  • Documentos.

O Fleet atua como um sistema de gestão completo, e possui sua base integrada ao Fulltrack.

Ftalk

Enquanto isso, a plataforma da Fulltime também possui o módulo FTalk. Este aplicativo funciona como um terminal de dados e plataforma de troca de mensagens entre a empresa e os usuários que estão dentro do mesmo ambiente de monitoramento.

O módulo fornece comunicação offline, por meio de conexão Bluetooth, permitindo o envio de mensagens pré-programadas e localizações em tempo real, o que potencializa a segurança do motorista e da carga.

Além disso, também permite que o cliente controle a jornada de trabalho do condutor, e utilize o rastreador de veículos para monitorar o trajeto diretamente pelo aplicativo.

F/Dispatch

O módulo F/Dispatch atua no setor de logística de mercadorias e serviços, permitindo controle total de todas as etapas de transporte, entrega e confirmação de recebimento pelo cliente.

Dessa forma, é possível reduzir ocorrências como atraso de entregas e extravio de encomendas, utilizando ferramentas modernas como assinatura digital e fotos do cliente junto ao recebimento.

E, claro, o F/Dispatch também conta com integração total com a plataforma Fulltrack.

F/Mobile

Enquanto isso, o módulo F/Mobile permite que o cliente acesse relatórios completos sobre o rastreador de veículos e as informações que ele coletou, incluindo:

  • Alertas na viagem;
  • Controle de manutenções;
  • Criação de bloqueios em caso de perigo.
  • Mapa 3D;

Essas e outras operações estão disponíveis na plataforma Fulltrack, e também pelo aplicativo, que pode ser gerenciado diretamente pelo cliente em seu smartphone.

Desse modo, o serviço pode oferecer soluções completas em diferentes áreas que contemplam o rastreamento veicular.

Como adicionar o Fulltrack em sua estratégia de monitoramento

A plataforma Fulltrack é uma das alternativas mais eficientes para atuar em parceria com serviços de rastreamento veicular, sendo ideal para empresas que desejam expandir suas operações nesse setor.

Embora o serviço pareça simples, acompanhar o deslocamento de frotas pode ser uma atividade complexa, e, se a central objetiva garantir a máxima segurança do cliente e da sua frota, é importante contar com uma plataforma completa na operação.

O Fulltrack pode integrar diferentes setores, desde a captação de dados, controle de entregas, gerenciamento de rotas, até o controle completo da operação pelo cliente.

Por isso, é possível adicionar a plataforma em estratégias distintas, seja para aumentar o alcance da empresa de segurança eletrônica, ou para oferecer aos clientes novas possibilidades de proteção para seus veículos, otimizando a experiência do público com os seus serviços.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *