Proatividade: adote esse comportamento agora mesmo!

A proatividade é um comportamento proativo relacionado a resolução de problemas antes mesmo que eles aconteçam.

A pessoa proativa consegue evitar situações negativas e que gerem prejuízo para as pessoas envolvidas. Confira as qualidades de uma pessoa proativa e para aplicar agora mesmo no seu trabalho:

É importante conhecer a empresa!

Para ter atitudes proativas, é importante que a pessoa conheça a cultura organizacional da empresa. Desse modo, o colaborador saberá como e quando poderá tomar decisões sem prejudicar a empresa e, ao mesmo tempo, sem passar por cima de algum superior.  

Aperfeiçoar os conhecimentos

Outra maneira de se tornar uma pessoa com comportamento proativo, é sempre buscar o aperfeiçoamento. Seja por meio de cursos, especializações e até treinamentos. A Fulltime, por exemplo, trabalha com treinamentos semanais para ajudar no aperfeiçoamento dos colaboradores.  

Supervisor: estimule a proatividade!

Alguns são mais proativos, outros menos. Então, a missão de um bom líder é estimular a sua equipe para que a proatividade seja praticada por todos. E como isso pode ser feito no dia a dia de trabalho?  

 1. Reconheça o trabalho do colaborador

Nada como fazer um trabalho e ser elogiado, não é mesmo? Melhor ainda é fazer um bom serviço e ser reconhecido pelo resultado positivo. Pensando nisso, é fundamental oferecer benefícios para os colaboradores que são proativos. Desse modo, eles se sentem estimulados a fazerem cada vez mais. E os que são reativos, se sentem estimulados a fazer igual para serem recompensados.  

2. Ofereça palestras e/ou cursos

Seu colaborador pode e deve buscar coisas novas para aprender, mas você também pode oferecer palestras e cursos. Ao oferecer treinamentos, a empresa mostra que está interessada no crescimento de seus funcionários. Além disso, os colaboradores sentem-se motivados para colocar os novos aprendizados em prática.  

 

 

  


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *