Ladrões do tempo – como evitar que eles roubem a produtividade da sua empresa

Fazer mais em menos tempo – esse é o objetivo que muitas empresas desejam alcançar a fim de aumentar sua produtividade e seus lucros. Não há nada de errado em buscar o máximo de eficiência dentro da sua equipe, mas alcançá-la é uma tarefa que exige o cumprimento de uma importante meta: a eliminação dos 3 ladrões do tempo.

Os ladrões do tempo

“Tempo é dinheiro” e todo mundo sabe que essa é uma das mais reais associações do mundo dos negócios. Quanto melhor aproveitarmos nosso tempo, mais oportunidades temos de conquistar um lugar de destaque no mercado, garantindo vendas e lucros.

Entretanto, poucos empresários sabem realmente como utilizar o tempo de trabalho dos seus funcionários. Você é um deles?

Veja agora quem são os principais ladrões do tempo dentro de uma empresa e saiba como eliminá-los de uma vez por todas.

Ladrão do tempo número 1: Comunicação x distração

Manter uma boa comunicação dentro da empresa é extremamente necessário, o problema é quando ela se torna uma distração. Conversas cortadas, e-mails de 5 em 5 minutos, notificações no Skype ou em redes sociais tiram o foco da atividade que está sendo realizada, atrasando sua entrega e afetando toda a produção diária.

Imagine que o cérebro humano leva, em média, 10 minutos para estar totalmente focado em uma única atividade. Agora pense como é difícil desenvolver uma tarefa com qualidade sendo interrompido a cada 10 minutos? O cérebro nunca fica 100% em uma única tarefa, comprometendo sua qualidade.

Para eliminar esse ladrão da sua empresa, marque reuniões diárias para traçar as tarefas do dia, ofereça meios de comunicação online que passem longe das redes sociais e proporcione o máximo de tranquilidade no ambiente de trabalho de seus funcionários.

Ladrão do tempo número 2: Preocupar-se demais

Você tem 7 atividades para realizar no dia, mas está preocupado com aquelas que precisa cumprir amanhã? Esse tipo de comportamento rouba nossa energia e tira completamente o foco daquilo que realmente precisamos fazer.

Quando você pensa em tudo o que tem para fazer, você acaba não fazendo nada, e isso é extremamente prejudicial para o seu negócio. Dividir as tarefas e cumpri-las, uma a uma, é uma das melhores formas de fazer bom uso do tempo, além de contribuir para que cada uma delas seja bem executada. Faça uma lista diária com itens a serem cumpridos e vá dando check ao finalizá-las.

Lembre-se do velho ditado: “Não ponha o carro na frente dos bois”. Paciência e foco são as chaves para alcançar o sucesso e a produtividade almejada.  

Ladrão do tempo número 3: Falta de planejamento

Já falamos muito sobre planejamento aqui no blog e como é importante traça-lo com cautela, pois dele depende todo o sucesso da sua empresa. O planejamento é como a espinha dorsal de um negócio, e sem ele, nenhum dos seus esforços de alcançar o máximo de produtividade e sucesso vão se manter em pé.

Esse ponto tão importante do negócio torna-se um ladrão do tempo quando precisa ser refeito em decorrência de erros que não deveriam existir, alterando os rumos do negócio e exigindo um novo start.

Quando isso acontece, todo o esforço para acabar com os dois primeiros ladrões do tempo é perdido, e precisamos recomeçar todo o processo em busca da produtividade.

Recapitulando:

Para atingirmos a produtividade máxima dentro da nossa empresa precisamos eliminar os 3 principais ladrões do tempo que são: comunicação distrativa, excesso de preocupação e o principal de tudo, a falta de planejamento.

Atingir o máximo de produtividade dentro da sua empresa não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.

O ideal é buscar ferramentas que ajudem na gestão da sua empresa e na produtividade dos seus funcionários. Nós da Fulltime desenvolvemos o FullControl, um sistema ERP voltado exclusivamente para a gestão de empresas de monitoramento e rastreamento para ajudar no controle e produtividade de atividades do dia-a-dia.

Clique aqui para saber mais sobre o FullControl e como ele irá auxiliar a sua empresa na busca pelo máximo de produtividade.

Ou aqui para falar diretamente com um consultor.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *