gestao-de-frotas

Gestão de frotas: O que é, qual a importância e como administrar seus clientes

Realizar uma gestão de frotas eficiente é essencial para assegurar o correto funcionamento da logística dos veículos da sua empresa, e, com isso, manter o fluxo de trabalho do seu negócio operando sem erros.

Embora muitas pessoas acreditem que essa operação de monitoramento veicular é indicada somente para grandes companhias, qualquer empreendimento que possua mais de um veículo em atividade precisa se preocupar com a organização do serviço.

Isso não apenas irá otimizar as rotinas de operação, como também pode expandir o faturamento da sua empresa, colocando-a em um lugar de destaque entre os concorrentes.

Entenda como alcançar esses e outros benefícios a partir de uma gestão de frotas adequada, e conheça a verdadeira importância dessa logística para o seu negócio.

 

O que é frota?

Antes de falarmos sobre gestão de frotas, é necessário compreender, em primeiro lugar, a que se refere essa organização.

Embora o conceito seja conhecido, muitas pessoas ainda podem não conhecer o significado concreto de frota.

Basicamente, frota é o coletivo de veículos. Em outras palavras, uma frota veicular é um conjunto de automóveis, que podem incluir as mais variadas categorias de veículos, como:

  • motocicletas;
  • vans;
  • caminhões;
  • carros de passeio;
  • todos os tipos de transportes terrestres.

Além disso, o conceito de frotas também é aplicado em diferentes meios. Embora muitas pessoas associam o conjunto à empreendimentos especializados, como transportadoras e locadoras, qualquer empresa pode ter uma frota de veículos.

Nesse caso, a gestão de frotas se mostra não apenas vantajosa, como também necessária para todas essas organizações que possuem mais de um veículo em atividade.

 

O que é gestão de frota?

Depois de conhecer o conceito de frota, é possível compreender melhor o que se refere a gestão de frotas.

Como o nome já indica, trata-se de um sistema que reúne processos, metodologias e atividades com objetivos estratégicos para acompanhar e monitorar as rotinas associadas aos transportes da companhia.

Em grandes empresas, essa gestão também pode ser encontrada na forma de departamentos ou subdivisões organizacionais, tamanha sua importância.

De modo mais simples, a gestão de frotas é o conjunto de estratégias e atividades que permite monitorar e gerenciar o conjunto de veículos da empresa, de modo que eles operem de maneira eficiente e adequada.

A gestão de frotas é responsável por diversas atividades distintas, como:

  • abastecimento e revisões;
  • análise de quilometragem;
  • manutenção;
  • administração dos veículos;
  • elaboração de rotas.

Todos os tipos de rotinas relacionadas aos automóveis, que visam otimizar seu trabalho e fazer com que eles continuem trabalhando de modo satisfatório, fazem parte da gestão de frotas.

 

Qual a importância de uma gestão de frota?

Em um primeiro momento, a gestão de frotas é fundamental para manter os veículos em pleno funcionamento. Afinal, são essas rotinas que cuidam para que todos os aspectos físicos e logísticos dos automóveis estejam em ordem.

Dessa forma, a companhia poderá operar com maior segurança, pois sua frota estará sendo devidamente monitorada pelo setor responsável. 

No entanto, a importância da gestão de frotas se estende para além dos procedimentos de revisão comuns, que permitem a execução adequada das atividades às quais os veículos se destinam.

Isso porque realizar esse gerenciamento permite um planejamento mais controlado e eficiente de todo o fluxo de trabalho, com base em informações precisas e relevantes.

Por exemplo, a partir das análises dos veículos, é possível determinar se os funcionários estão dirigindo de forma correta, qual o estado de conservação do automóvel e como as rotas determinadas influenciam nessas características.

Com isso, a companhia poderá elaborar trajetos mais estratégicos, que visem aumentar a conservação do veículo, ao passo que oferece uma rotina de operações mais otimizadas.

Esse planejamento estratégico possibilita uma tomada de decisões mais assertivas, por conta das informações concretas e do real controle que a gestão de frotas oferece ao negócio.

Consequentemente, a empresa passa a oferecer um serviço de maior qualidade, se destacando no mercado e ganhando mais credibilidade, o que influencia positivamente em seu faturamento.

Assim, a gestão de frotas permite a execução de rotinas mais concretas, de excelência, seguras e que podem destacar a empresa em seu segmento, apenas por meio do correto gerenciamento dos veículos e como eles operam.

 

Tipos de gestão de frotas

Uma vez que o conceito de frota é amplo e abrangente, diferentes estabelecimentos e companhias podem apresentar esse conjunto de veículos, o que leva à necessidade de investir em uma gestão eficiente.

No entanto, é importante conhecer os principais tipos de gerenciamento que podem ser aplicados, para que os responsáveis possam desenvolver a melhor estratégia de acordo com a demanda da companhia.

Por isso, confira mais detalhes sobre as categorias mais populares:

Frotas comerciais

A gestão de frotas comerciais é um dos tipos de monitoramento mais comuns encontrados no mercado, pois podem abranger diferentes rotinas e companhias.

Como frota comercial, é possível compreender todos os tipos de conjunto de veículos a serviço de comércios e indústrias.

Dessa forma, sem especificidades definidas, a gestão de frotas comerciais se torna uma alternativa adaptável para companhias distintas. Além disso, as atividades que compreendem a gestão desses veículos também possuem objetivos mais gerais.

Por exemplo, as estratégias podem se concentrar na otimização do serviço e na manutenção dos automóveis.

Entrega

Por outro lado, a gestão de frotas de entrega já conta com um enfoque mais específico, pois o serviço exige um gerenciamento profissional que permita a otimização das rotinas e, com isso, a melhora da qualidade do serviço.

Além de realizar vistorias físicas das frotas, para assegurar a eficiência de seus equipamentos técnicos, essa gestão também deve se preocupar com as estratégias que se relacionam com a categoria de serviço.

Nesse caso, como mencionado, é preciso avaliar as informações que os veículos oferecem para determinar os melhores trajetos e rotinas que otimizem as entregas, sem abrir mão do gerenciamento dos veículos.

Caminhões

A gestão de frotas de caminhão também costuma ser uma atividade diferenciada, por conta do foco em uma categoria específica de veículos.

No entanto, não existe a necessidade inicial de se preocupar com as atividades realizadas pelos caminhões, e sim cuidar da sua manutenção, por se tratar de uma modalidade de veículos que demanda maior atenção.

Assim, diferentes companhias podem contar com caminhões para executar suas rotinas, e, embora as atividades sejam relevantes para um correto monitoramento, a gestão deve se preocupar, sobretudo, com a manutenção da frota, para que ela opere sem problemas.

Serviços públicos

Os serviços públicos também demandam uma gestão de frotas mais especializada, pois suas rotinas compreendem atividades distintas, e que necessitam de um monitoramento apropriado.

Os automóveis à serviço de entidades públicas não apenas precisam estar funcionando de maneira correta, como também exigem um gerenciamento apropriado, para que possam atender todas as demandas de trabalho.

Além disso, é importante lembrar que as frotas de serviços públicos costumam envolvem mais de uma categoria de veículo, de modo que a gestão não apenas deve se adaptar para otimizar diferentes atividades, como também organizar veículos distintos em uma mesma rotina.

Aluguel de carros

Por fim, outro tipo popular de gestão de frotas é referente ao serviço de aluguel de carros. Afinal, as locadoras precisam de um gerenciamento otimizado para poder atender às demandas dos clientes sem nenhum prejuízo.

Além de manter as frotas em perfeito estado de utilização, o monitoramento deve cuidar para elaborar estratégias de aluguel que correspondem à agenda da locadora, atendendo aos clientes com excelência.

Por esse motivo, esse tipo de gestão se diferencia de outras categorias, pois possui objetivos distintos.

 

Como oferecer uma gestão de frotas eficiente?

Finalmente, depois de compreender mais sobre o conceito e a importância da gestão de frotas, é fundamental encontrar maneiras de oferecer um serviço de qualidade para o cliente que precisa monitorar seus veículos de forma lógica e eficiente.

Por isso, confira algumas recomendações que podem ser úteis ao elaborar a sua gestão de frotas:

Trabalhe com uma estrutura e recurso que atenda as necessidades da sua frota

Como apresentado, existe um número considerável de categorias e serviços diferentes que necessitam da gestão de frotas. Dessa forma, o primeiro passo é identificar a estrutura e os recursos adequados para as necessidades da sua frota.

Isso depende diretamente da classificação das rotinas, dos tipos de veículos que compõem o conjunto e dos objetivos do cliente com esse gerenciamento.

A partir dessa definição, será mais simples encontrar os recursos que permitam montar uma gestão mais assertiva.

Tenha um software especializado

O uso da tecnologia é indispensável nos dias de hoje, especialmente para a elaboração de uma boa gestão de frotas. Por isso, considere um software especializado para te auxiliar nesse monitoramento.

De preferência, opte por uma plataforma completa, como Fulltrack, que traz diferentes recursos de qualidade para áreas de rastreamento, controle de tempo e carga.

Com um sistema único no mercado, a solução permite que o responsável acompanhe o veículo e o motorista em tempo real, obtendo informações do trajeto e das condições do automóvel, para montar uma gestão mais assertiva e voltada para as necessidades de cada companhia.

Desenvolva uma política de trabalho

Embora a gestão de frotas tenha um foco voltado para o monitoramento dos veículos da empresa, é fundamental contar com o apoio das equipes, funcionários e colaboradores envolvidos nas rotinas.

Por esse motivo, é importante desenvolver uma política de trabalho que seja seguida por todos na companhia.

Assim, as estratégias da gestão serão mais eficientes, cumprindo seu objetivo com mais facilidade, pois terá a cooperação de todos os envolvidos nas atividades, seguindo as mesmas diretrizes.

Ajude o seu cliente a realizar um mapeamento estratégico da frota

Um serviço de gestão de frotas eficiente depende, inicialmente, das informações disponíveis sobre o conjunto de veículos.

Por isso, para que você possa oferecer o melhor gerenciamento possível para o seu cliente, procure auxiliá-lo no mapeamento estratégico das frotas que possui, com todos os detalhes e dados relevantes.

Com isso, haverá uma parceria maior entre os envolvidos, além de expandir as informações conhecidas sobre a frota, permitindo a elaboração de uma gestão mais eficiente.

Controle as rotas e indique caminhos eficientes

Como mencionamos, o controle do trajeto é um dos principais fatores que influenciam na eficiência do veículo, e, por isso, também deve compor as estratégias de gestão de frotas.

Dessa forma, a companhia poderá otimizar o serviço, enquanto assegura a longevidade do automóvel que compõem sua frota. Assim, procure estabelecer caminhos eficientes, de acordo com cada atividade, para oferecer um serviço de monitoramento completo.

 

Vale a pena implementar uma gestão de frotas na empresa visando o longo prazo?

Implementar uma gestão de frotas na companhia é fundamental para estabelecer rotinas de trabalho mais eficientes, assertivas e otimizadas, de modo que vale a pena considerar essa solução a longo prazo.

Um gerenciamento adequado permite que os veículos tenham uma performance melhor nas rotinas, além de preservar o mecanismo e reduzir possíveis custos no futuro. Além disso, organizar as frotas também é importante para ter um serviço otimizado e se destacar entre os concorrentes.

Dessa forma, vale a pena investir na gestão de frotas da sua companhia, e utilizar soluções especializadas para isso, que permitem a elaboração de estratégias eficientes para otimizar a sua empresa em todas as áreas.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *