Fidelização de clientes na segurança eletrônica: Como investir no relacionamento e aumentar o ticket do negócio?

A fidelização de clientes na segurança eletrônica ainda é uma questão pouco abordada no ramo, embora possibilite um crescimento considerável nos rendimentos da empresa e potencialize a experiência do público com os serviços prestados.

A pluralidade crescente de negócios atuantes no segmento torna necessária uma maior preocupação para com a satisfação do cliente, que é essencial para a manutenção da parceria, diminuindo as chances de migração para concorrentes.

No entanto, muitos gestores podem não compreender a verdadeira importância desse investimento, ou não conhecer maneiras eficientes de desenvolver um relacionamento duradouro com seu público.

Por isso, confira algumas recomendações que separamos para aumentar a fidelização de clientes na segurança eletrônica, abordando os tópicos que podem auxiliar a sua empresa na construção de vínculos de longo prazo.

Por que trabalhar na fidelização do cliente na segurança eletrônica?

Em um primeiro momento, a contratação de serviços de segurança eletrônica ocorre por conta da necessidade do cliente em aumentar a proteção da sua residência ou estabelecimento comercial. Nesse caso, existe a intenção de permanecer com a empresa por um período considerável de tempo.

No entanto, na maioria das vezes, o público deste nicho de mercado acaba encontrando dificuldades em ter suas necessidades atendidas. Isso ocorre por conta da falta de contato direto e distanciamento que o setor proporciona ao longo do tempo.

Dessa forma, ocorre o afastamento do contratante com a prestadora de serviços de monitoramento. Essa situação contribui para o sentimento de insatisfação e, posteriormente, para o rompimento do contrato e finalização do vínculo.

Como empresa, essas ocorrências afetam diretamente no faturamento, e, de maneira indireta, podem influenciar na credibilidade do negócio.

Dentro deste cenário, investir na fidelização de clientes na segurança eletrônica se configura como uma alternativa eficaz e que pode trazer resultados a curto, médio e longo prazo.

Além disso, ter um público fidelizado também é um fator importante para aumentar as chances de sucesso de uma empresa de segurança eletrônica. Estudos realizados pela Accenture, a maior companhia de consultoria de gestão do mundo, mostram que consumidores fiéis gastam 21% a mais ao ano.

Ainda, 55% do público fidelizado manifesta intenções de indicar o produto ou serviço para conhecidos, enquanto 12% se torna um defensor em potencial da marca.

Em outras palavras, a fidelização de clientes na segurança eletrônica também é uma maneira de expandir o alcance de novos públicos.

Como implementar a fidelização do cliente na segurança eletrônica?

Mesmo depois de compreender a importância da fidelização de clientes na segurança eletrônica, muitos gestores de empresas de monitoramento podem não saber quais medidas tomar para estreitar o relacionamento com o seu público.

Por esse motivo, separamos algumas recomendações que podem ajudar a proporcionar uma experiência mais completa para o cliente, garantindo sua fidelização e melhorando o vínculo estabelecido com a empresa.

Tenha um serviço de excelência

Embora pareça um apontamento evidente, ter um serviço de excelência continua sendo uma das melhores formas de fidelização de clientes na segurança eletrônica.

Ao aprimorar os serviços que você oferece ao público, aumenta-se a chance de que eles permaneçam com a sua empresa, além de terem uma experiência mais satisfatória utilizando os seus produtos.

Por isso, é fundamental garantir que os seus equipamentos são de qualidade, e que o serviço, de forma geral, é oferecido com excelência ao cliente.

Ofereça um bom atendimento

Enquanto isso, um bom atendimento também é um dos principais diferenciais que a sua empresa de monitoramento pode apresentar para o cliente, caso deseje fidelizá-lo de fato.

Apesar da importância da qualidade dos equipamentos e do serviço prestado na prática, também é essencial que o cliente se sinta bem-atendido, e tenha as suas necessidades ouvidas pela equipe de suporte.

Além disso, o atendimento é um dos fatores de maior relevância no segmento de segurança eletrônica. Ele complementa o serviço de monitoramento, oferecendo ao público uma cobertura completa e o devido suporte no caso de eventos.

Como mencionamos, alguns clientes podem se sentir negligenciados com o tempo, por conta do afastamento da empresa e a falta de contato direto. Por esse motivo, ter um atendimento de qualidade também é importante para a fidelização nesse ramo.

Tenha um pós-venda eficiente

Após a realização da venda e o fechamento do contrato de prestação de serviços, efetivamente, a empresa não pode deixar de acompanhar o público no período que sucede a negociação.

Realizar um pós-venda eficiente é especialmente relevante para a fidelização de clientes na segurança eletrônica. Isso porque a prática mantém o contato ativo e demonstra ao cliente a preocupação da empresa para com a sua satisfação.

Algumas maneiras de realizar um pós-venda de qualidade incluem, por exemplo:

  • Realização de pesquisas de satisfação com o serviço e o atendimento;
  • Envio de conteúdos relevantes sobre o cenário de segurança eletrônica;
  • Entrar em contato em datas comemorativas;
  • Ofereça promoções especiais.

Nesta etapa, o usuário do sistema de monitoramento acabou de se tornar um cliente. Por isso, é fundamental realizar uma abordagem adequada para aumentar sua satisfação com a empresa.

Trabalhe o acompanhamento da conta do cliente

Para aumentar a fidelização de clientes na segurança eletrônica, é importante que a empresa realize um acompanhamento da conta do cliente no dia a dia.

Pequenos elementos podem fazer a diferença na percepção do público quanto ao que a empresa oferece. Por exemplo, realizar contatos periódicos para garantir que o serviço está do agrado do cliente. Procure fazer questionamentos como:

  • Como está o grau de satisfação atualmente?
  • O alarme está disparando muito?
  • Quais os setores que registram o maior número de disparos?
  • Seria necessário realizar uma manutenção no equipamento?

Essa abordagem antecede o contato do cliente para registrar reclamações, por exemplo, enquanto demonstra a preocupação da empresa em realizar um serviço de excelência.

Desenvolva um trabalho de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para entrar em contato com seu público, e pode ser uma solução interessante na fidelização de clientes na segurança eletrônica.

Com esse recurso, é possível enviar conteúdos relevantes diretamente para o cliente, enquanto trabalha campanhas de divulgação que incentivam a manutenção da parceria.

Por exemplo, é possível enviar e-mails com notícias sobre o mercado de monitoramento, anunciando novidades propostas pela empresa, como um novo equipamento ou modalidade de serviço.

Além disso, também é possível enviar promoções, campanhas especiais e outros tipos de conteúdos que sejam do interesse do cliente, mantendo o vínculo ativo.

Faça um upsell com o cliente sempre que possível

A técnica de upsell consiste em convidar o cliente a conhecer e adquirir outros produtos e serviços da empresa, geralmente de valor superior, para gerar mais receita.

Embora seja uma estratégia de venda, o upsell também pode auxiliar na fidelização de clientes na segurança eletrônica. Isso porque, em muitas ocasiões, o cliente não tem conhecimento de outras possibilidades de serviço, e a oferta pode melhorar a sua experiência.

Além disso, esta técnica também busca incentivar a compra de produtos que sejam complementares ao serviço já contratado, de modo a potencializar a segurança eletrônica do cliente.

Disponibilize novidades e tendências de segurança eletrônica

O segmento de segurança eletrônica desenvolve novas tendências regularmente, com a apresentação de novas tecnologias que otimizam o serviço e as ferramentas utilizadas no monitoramento.

Dessa forma, é importante que a empresa disponibilize essas novidades ao cliente, como forma de mantê-lo atualizado sobre as inovações da área, e também para apresentar novas possibilidades de serviço que surgem a cada dia.

Essa estratégia pode ajudar na fidelização de clientes na segurança eletrônica ao manter o cliente informado e demonstrar o interesse em atualizar o serviço prestado, garantindo uma experiência positiva.

Priorize sempre a resolução do problema

Caso o cliente entre em contato com a empresa relatando um problema ou uma dificuldade, a resolução do caso deve ser prioridade.

De forma geral, oferecer atenção direta ao problema do cliente é uma maneira efetiva de fidelizá-lo, pois mostra que a empresa está, de fato, disposta a auxiliar em suas adversidades.

No entanto, isto é ainda mais importante no segmento de segurança eletrônica, pois a resolução do problema é fundamental para garantir a proteção da residência ou estabelecimento comercial do cliente, que depende do pleno funcionamento dos equipamentos.

Por isso, é fundamental priorizar casos de inconveniência, até que uma solução seja encontrada.

Trabalhe a cultura de feedback na fidelização do cliente na segurança eletrônica

A cultura do feedback ainda é uma prática que está ganhando espaço em diversos segmentos de prestação de serviço, e pode ser um fator de grande relevância para a fidelização de clientes na segurança eletrônica.

É preciso normalizar hábitos que proporcionem um retorno do cliente quanto ao serviço, quais as suas avaliações, impressões e opiniões sobre a empresa.

Isso não apenas permitirá que a equipe possa melhorar e oferecer um atendimento de maior qualidade, como também demonstra ao cliente interesse em ouvi-lo e considerar o seu posicionamento.

Essa abertura é fundamental para a construção de um relacionamento mais sólido com o público, aumentando as chances de fidelizá-lo.

Cultive provas sociais

O conceito de prova social é um fenômeno psicológico que trabalha com a dependência das pessoas quanto às indicações e recomendações de determinado produto ou serviço.

Por exemplo, se uma marca possui um produto famoso e muito comprado, mais pessoas passarão a falar sobre ele. Assim, a sua credibilidade irá crescer naturalmente, pois o público irá associar sua popularidade com a qualidade que ele oferece.

Nesse sentido, trabalhar com provas sociais é importante para a fidelização de clientes na segurança eletrônica, uma vez que as pessoas são influenciadas por esse fenômeno.

Existem diversas formas de alcançar esse conceito dentro da sua empresa de monitoramento. Por exemplo, é possível publicar conteúdos bem engajados nas redes sociais. Quanto mais compartilhamentos e comentários, mais o público irá falar sobre isso, e conhecer a marca.

Além disso, oferecer produtos de qualidade também é uma forma de prova social, pois promoverá indicações e o alcance de mais clientes. Com uma credibilidade e imagem positiva, o público se sentirá mais seguro em manter o relacionamento com a empresa.

O que a fidelização do cliente na segurança eletrônica pode proporcionar à empresa?

Trabalhar na fidelização de clientes na segurança eletrônica pode proporcionar à empresa um aumento significativo no faturamento, além de melhorar sua imagem no mercado e, consequentemente, atrair novos públicos.

Clientes satisfeitos com o serviço de monitoramento apresentam uma maior tendência de divulgar o produto, oferecendo uma maior credibilidade para o sistema. Ao mesmo tempo, também podem realizar mais compras e aumentar o ticket médio da empresa.

Por esse motivo, é importante manter um bom relacionamento com o público, e considerar práticas que demonstrem interesse no cliente e a intenção de oferecer um serviço de qualidade. Enquanto isso, vale a pena também investir em equipamentos de excelência, para garantir a plena satisfação dos clientes a longo prazo.

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