tendencias-de-rastreamento-2022-1

Descubra quais são as principais tendências de rastreamento para 2022

As expectativas para as tendências de rastreamento para 2022 indicam um cenário positivo e tecnologias mais acessíveis para otimizar os serviços de segurança eletrônica para frotas.

A crescente necessidade de monitoramento de veículos e transporte de cargas permitiu uma expansão considerável desse segmento nos últimos anos. Com isso, as novas demandas impulsionaram o desenvolvimento de inovações que impactam o setor.

Por esse motivo, é pertinente conhecer, em maiores detalhes, as principais soluções que serão aplicadas na área no próximo ano, de modo a acompanhar a modernização de empresas de segurança eletrônica e se destacar no mercado.

Veja algumas das tendências de rastreamento para 2022 e as funcionalidades que acompanham cada tecnologia.

 

9 das principais tendências de rastreamento para 2022

Atualmente, o setor de rastreamento eletrônico vem ganhando espaço entre as prioridades comerciais, pois permite um transporte mais eficiente, seguro e controlado.

Desse modo, era esperado que novas tecnologias surgissem para reforçar as ferramentas utilizadas nesse serviço, especialmente com a acessibilidade crescente de soluções modernas no setor de segurança.

No entanto, para acompanhar efetivamente a implementação desses recursos, é importante se atentar para as ferramentas com maior probabilidade de fixação no mercado, de modo que sua empresa possa se atualizar seguindo as principais novidades.

Confira, então, 9 das principais tendências de rastreamento para 2022, e como elas agregam às rotinas de monitoramento veicular:

1. MDVR

MDVR é a sigla correspondente ao equipamento Mini DVR, um gravador veicular que possibilita o acompanhamento em tempo real do automóvel, por meio de gravações em até quatro canais de comunicação.

Esse dispositivo de captação de imagens opera com alto desempenho, as novas atualizações para o equipamento o tornam uma das tendências de rastreamento para 2022.

O MDVR mais moderno comporta dois chips de memória e realiza gravações em HD, além de conexão 4G, que possibilita o gerenciamento completo por parte da central de monitoramento. Ainda, oferece recursos adicionais como GPS e maior resistência à más condições de estradas.

2. Módulo F/Dispatch

As tendências de rastreamento para 2022 também incluem soluções relacionadas às entregas e mercadorias carregadas na frota, como o módulo F/Dispatch da FullTime.

Com a ferramenta, o solicitante e o colaborador responsável pelo transporte poderão realizar o acompanhamento integral da entrega, com soluções que incluem check de tarefas e envio de fotos comprovando a finalização de cada atividade.

Dessa forma, é possível zelar não somente pelo veículo e sua segurança, mas também pela logística da mercadoria, garantindo sua entrega efetiva e monitorando cada etapa do trajeto.

3. Controle de combustível pelo rastreamento

tendencias-de-rastreamento-2022-2

Soluções de controle de combustível também são tendências de rastreamento para 2022, assegurando um serviço mais completo e eficiente.

Estratégias eficazes de controle de rastreamento devem ser elaboradas considerando todas as variáveis que influenciam na atividade, incluindo o controle de combustível. 

Para o próximo ano, as primeiras plataformas integradas, como o FullTrack, já trazem soluções que atuam em diferentes níveis, como:

  • cálculo de combustível para o trajeto;
  • envio de alertas para baixo nível de combustível;
  • relatório de consumo e gastos;
  • informações em gráficos para facilitar a visualização.

Dessa forma, a empresa de rastreamento poderá oferecer aos seus clientes ferramentas modernas para otimizar o transporte de forma geral.

4. Controle de temperatura

Enquanto isso, o controle de temperatura também é uma das tendências de rastreamento para 2022 que complementam as atividades de monitoramento em sua totalidade.

Após a instalação de sensores na carga, é possível acompanhar a temperatura de acordo com a necessidade da mercadoria. Para determinadas categorias de transporte, essa função é não apenas uma modernização para os veículos, como também uma necessidade indispensável.

No passado, não existiam tecnologias capazes de providenciar esse controle, mas, para 2022, o desenvolvimento de novas plataformas tornou essa função uma realidade.

5. Telemetria

A Telemetria é um dispositivo de fácil instalação que possibilita a identificação e compartilhamento de informações sobre o motor e outros componentes do veículo.

Dessa forma, o motorista e o cliente, junto da empresa de segurança, serão capazes de acompanhar dados importantes sobre o comportamento interno dos dispositivos, como sua temperatura, nível de combustível, veículo ligado ou desligado.

Além disso, as novas tendências de rastreamento para 2022 que compartilham dessa tecnologia possibilitam a emissão de relatórios para fins de comparação e aprimoramento posteriores.

6. F/Cell

Com o aumento significativo da importância dos smartphones, bem como seu desenvolvimento em aparelhos cada vez mais inteligentes, as tendências de rastreamento para 2022 também aproveitam esse equipamento.

Pensando nisso, a FullTime desenvolveu o F/Cell, uma das soluções que podem trazer novidades para o segmento de segurança eletrônica. Com ela, é possível transformar qualquer celular em um rastreador.

Suas ferramentas incluem alerta de emergência, relatórios de informações e monitoramento em tempo real pela plataforma integrada FullTrack. Assim, o cliente pode acompanhar o transporte sem, necessariamente, depender de um dispositivo completo instalado, usando apenas o smartphone.

7. Fleet

O módulo F/Fleet é um aplicativo integrado à plataforma FullTrack, e oferece controle total sobre as frotas de veículos cadastrados, permitindo acompanhar dados em tempo real e emitir relatórios para aprimorar o controle do cliente sobre seus transportes.

Além disso, também disponibiliza controle sobre documentações e estoque de veículos, para que o serviço do cliente não seja prejudicado por indisponibilidades.

Aplicativos como o Fleet se tornarão tendência no próximo ano, especialmente por conta dos benefícios que acompanham essa tecnologia.

8. Antifurto

tendencias-de-rastreamento-2022-3

De modo geral, recursos antifurto também fazem parte das tendências de rastreamento para 2022. Com o crescente número de crimes realizados contra frotas de transporte, parte da segurança e monitoramento deste segmento depende de soluções voltadas para essa necessidade.

Assim, espera-se o desenvolvimento de recursos mais aprimorados de antifurto, como alarmes e aplicação de plataformas que acompanham o trajeto em tempo real, permitindo ações mais rápidas no caso de interceptações criminosas.

9. Anti-Jammer

Por fim, o Jammer é um dispositivo que gera um ou mais sinais de frequência, interferindo no funcionamento de rastreadores por parte da central de segurança. Nesse caso, esse equipamento se mostra uma ameaça para frotas e inviabiliza ações de total efetividade das empresas de monitoramento.

Por esse motivo, aparelhos Anti-Jammer também foram desenvolvidos, e se tornarão uma tendência em 2022, para otimizar o serviço de rastreamento e evitar interceptações que interfiram no sinal de aparelhos de segurança.

 

Vale a pena começar a investir nas principais tendências de rastreamento para 2022?

Inúmeras empresas contam com as atividades de suas frotas para garantir um serviço eficiente, e, por isso, é imprescindível que invistam nas tendências de rastreamento para 2022.

Uma série de dispositivos e plataformas foram desenvolvidos satisfatoriamente para ampliar o monitoramento e a segurança dos clientes diante dos transportes. 

Dessa forma, é possível até mesmo escolher as soluções que farão parte do seu catálogo e estarão disponíveis para os clientes.

Além disso, números crescentes de ataques e crimes contra transporte de cargas e mercadorias torna necessário adotar medidas de segurança eficientes. Com as novas tendências, é possível contar com tecnologias avançadas nesse setor.

Por esse motivo, é importante começar a investir o quanto antes em soluções de rastreamento, e contar com lançamentos e inovações é uma das recomendações mais efetivas para as empresas de segurança.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *