Delegar – você sabe como fazer isso?

Delegar tarefas dentro de uma empresa não é questão de querer, e sim uma necessidade para fazer o negócio crescer. Mas tal ação não é tão simples assim e precisa ser feita com sabedoria pelo gestor. Descubra nesse texto:

✔ Se você sabe como delegar tarefas aos seus colaboradores

✔ Como optar pelo melhor colaborador

✔ A solução Fulltime que te ajuda nessa tarefa

• Delegar tarefas – uma tarefa nada fácil

Desde pequenos, somos instruídos a fazer tudo sozinhos e quanto mais cedo começarmos, melhor. Crescemos com a ideia de que devemos ser seres multitarefas, capazes de realizar tudo por conta própria, dependendo o mínimo de ajuda alheia.

Ter a ajuda daqueles que estão a nossa volta é imprescindível para que possamos atingir nossos objetivos. Ninguém é capaz de fazer tudo sozinho, e quanto mais cedo aceitarmos isso, menos vamos sofrer com a sobrecarga de responsabilidades que a centralização nos impõe.

É comum que donos e gestores de empresa tenham o hábito da centralização. Acreditar que tudo precisa estar sob o guarda-chuva da sua chancela é uma atitude recorrente e que não está de toda errada, mas precisa ser melhorada.

Delegar tarefas é fundamental para que o negócio flua, dando tempo ao gestor para focar em estratégias de crescimento do negócio.

Mas, delegar é uma coisa, jogar uma tarefa (e as responsabilidades por ela) no colo de um colaborador, é outra.

O erro de muitos gestores que delegam tarefas aos seus funcionários está no abandono total da execução, batendo à porta novamente apenas no momento de cobrar ação e resultados.

Isso gera frustração para ambos os lados, e são momentos como esse que fazem o gestor acreditar que é melhor fazer tudo por conta própria.

Delegar

Porém, o erro aqui não foi do funcionário, que não atendeu as expectativas do gestor, mas sim do próprio gestor, que não soube comunicar corretamente aquilo que queira, ou não delegou a tarefa para o colaborador mais habilitado para tal.

Um dos princípios básico para delegar uma tarefa e obter sucesso é a comunicação. Apresentar claramente aquilo que se pretende alcançar com determinada ação é fundamental para que não haja tropeços no caminho.

Você sabe como passar tarefas para seus colaboradores, ou é daqueles que chega pedindo sempre de última hora, pautando a fala em termos rasos e que dão margem a interpretações múltiplas?

Faça essa autoanalise, já que essa parte cabe exclusivamente a você. Agora, vamos ver como escolher o melhor colaborador para delegar cada tarefa.

• Como escolher o colaborador ideal para delegar uma tarefa

Cada um tem habilidades únicas que devem ser exploradas de diferentes maneiras. Por isso, é importante que o gestor conheça cada uma das pessoas que trabalham com ele, para delegar determinada tarefa para o colaborador que vai solucioná-la da melhor forma.

Esse conhecimento vem com o dia a dia de trabalho, mas já é possível medir isso no momento da contratação.

Sabendo quais são as demandas recorrentes na sua empresa, pode-se avaliar o perfil de cada candidato e optar por aquele que melhor preenche os requisitos.

delegar

A compatibilidade do perfil profissional com as necessidades da empresa facilita o delegar de tarefas, e aumentam as chances de excelentes resultados junto à equipe.

E qual é a solução Fulltime que te ajuda a delegar tarefas, acompanhar a evolução, e conquistar excelentes resultados? O ERP FullControl.

• Como o FullControl te ajuda nessa tarefa

O sistema ERP FullControl foi desenvolvido para atender todo o tipo de demanda interna de gestão da sua empresa de monitoramento e/ou rastreamento.

Assista ao vídeo abaixo e veja as principais vantagens que ele te oferece:

Com toda a gestão da sua empresa automatizada, você não precisa se preocupar em realizar pendências triviais no dia, ficando livre para delegar – e, principalmente – acompanhar a execução das tarefas junto com seus colaboradores.

Ter tempo para esse acompanhamento é fundamental, e a sua empresa só vai ganhar com isso!

Quer levar todas as vantagens do FullControl para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo e fale diretamente com um consultor Fulltime:

 


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *