Como fidelizar clientes

Muito mais importante do que ganhar um novo cliente, é fidelizar aquele que já comprou da sua empresa. Estima-se que fidelizar a carteira de clientes que você já tem custa 5 vezes menos do que criar esforços para atrair um novo cliente.

Cativar um cliente é muito mais simples do que as pessoas imaginam, e muito mais lucrativo também. Um cliente muito satisfeito nunca pensará em migrar para a concorrência e indicará outras pessoas para conhecerem a sua empresa.

Para você obter um bom resultado no processo de fidelização de um cliente, é preciso seguir 2 práticas à risca: entregar muito mais do que promete e manter-se próximo ao cliente. Veja abaixo os detalhes sobre cada uma dessas práticas.

Entregar muito mais do que promete

Todo mundo gosta de sair no lucro e já sabemos que cliente não fecha um negócio se as características do produto ou serviço não resolver o seu problema. Por isso, superar as expectativas do cliente, entregando um trabalho de extrema qualidade, torna-se uma excelente estratégia para fidelizá-lo.

Essa entrega de algo a mais pode ser feita da seguinte forma:

  • Excelência no atendimento

Atendimento é a sustentação de qualquer negócio e pouquíssimas empresas valorizam isso. É preciso lembrar que todo cliente gosta de ser ouvido e receber atenção no momento que entra em contato com a sua empresa.

 

  • Agilidade na resolução de problemas

Ninguém gosta de ficar esperando, muito menos o seu cliente. Se a resolução do problema não depender de você, tente explicar de maneira profissional o que está acontecendo e dedique a atenção em monitorar a questão até que tudo esteja resolvido.

 

  • Jamais deixe o seu cliente pensar que foi enganado

Esta falha ocorre quando o cliente age ou solicita algo fora do que foi combinado. Para evitar o clima chato em ter que informá-lo sobre as cláusulas contratuais e os limites dos serviços que ele pode usufruir, tenha certeza que o seu cliente compreendeu claramente os serviços ou produto que ele está comprando no momento de concluir a venda. Muitos clientes se deixam levar pelo entusiasmo e não lembram de questionar os limites daquele serviço. Por isso, seja transparente com ele e informe-o sobre a importância da leitura do contrato e pontue os detalhes mais importantes.

 

Manter-se próximo ao cliente

Uma boa empresa jamais deixa a relação entre ela e o cliente esfriar. É importantíssimo criar uma estratégia de comunicação para manter o cliente sempre próximo a você.

Essa estratégia pode incluir ligações corriqueiras para saber se o cliente está satisfeito com a compra, se o produto ou o serviço tem atingido as expectativas dele e se existe alguma dificuldade que você possa resolver.

Outra forma que costuma gerar um bom resultado é apostar em e-mails semanais com conteúdo sobre o seu negócio que poderá interessar o seu cliente. Nestes e-mails podem ser explorado dicas, informações institucionais, respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o produto e novidades da empresa, como o surgimento de um novo serviço ou campanhas promocionais.

 

É importante salientar que o processo de fidelizar um cliente nunca tem fim e é preciso realizar manutenções constantes dessa relação.

Você tem tido dificuldades para reter os seus clientes? Compartilhe nos comentários as suas principais dúvidas para que possamos te ajudar com este assunto.

 

Comments (1)

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *