Atendimento ao cliente: 3 pontos para modernizar essa relação

O atendimento ao cliente é um dos primeiros passos que toda empresa deve dar no caminho dos bons negócios. Pisar em falso nessa etapa pode comprometer a reputação e os lucros da empresa.

Veja como modernizar essa relação por meio da internet e valorizar ainda mais seu negócio.

Atendimento ao cliente

A internet mudou a forma como clientes e empresas interagem e, se antes o contato era limitado ao balcão de atendimento ou telefone, a era digital trouxe novas formas de comunicar e infinitas possibilidades de interação entre cliente e empresa.

Por isso, todo gestor de empresa deve ter em mente que atendimento ao cliente não é um simples bate papo, é estratégia.

Estratégia pois, com diferentes canais de comunicação disponíveis, a equipe de atendimento precisa estar preparada para responder os clientes de forma satisfatória, na linguagem com a qual se comunicam, de onde quer que eles venham.

Veja a seguir como modernizar 3 pontos do atendimento ao cliente na sua empresa e se beneficiar com isso.

Como modernizar o atendimento ao cliente

  1. Atendimento tecnológico

atendimento ao cliente

O balcão de atendimento e o telefone são extremamente necessários, mas o atendimento ao cliente tecnológico precisa existir.

Colocamos aqui como tecnológico toda a forma de comunicação que envolva internet e seus diversos canais.

Sua empresa tem site? Se sim, possui um aba de atendimento rápido ou chat? As redes sociais do seu negócio estão sempre atualizadas e contam com um funcionário destinado a responder comentários e mensagens? Sua equipe de atendimento e vendas auxilia os clientes via WhatsApp?

Hoje, grande parte dos clientes preferem resolver problemas ou tirar dúvidas através das redes sociais ou aplicativos de conversas, por isso é imprescindível que a sua empresa tenha esses serviços de atendimento disponíveis.

[Para saber mais sobre comunicação e vendas através do WhatsApp, clique aqui]

 

  1. Capacitação da equipe

atendimento ao cliente

Agora sua empresa também atende via chat online e redes sociais mas, ao questionar sobre um problema ou dúvida, o cliente se depara com a típica respostas “Estaremos encaminhando seu problema para o departamento responsável”.

Para uma verdadeira modernização do atendimento ao cliente é preciso que a equipe encarregada dessa tarefa esteja apta a solucionar boa parte das demandas diárias de forma independente.

Claro que um funcionário de atendimento não tem como solucionar um problema de instalação, mas ele precisa compreender todo o processo e tomar medidas ágeis para entregar ao cliente a melhor resposta, no menor espaço de tempo.

Não coloque ninguém para trabalhar no atendimento da sua empresa antes de treiná-lo. Respostas vagas e demora na resolução de problemas com certeza vão levar o seu cliente a procurar a concorrência.

  1. Atendimento é experiência de compra

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Muitas empresas pensam que, se o cliente já faz parte da carteira, o atendimento é apenas praxe e não algo decisivo para mantê-lo fiel.

Entretanto, o atendimento ao cliente vai além de uma mera funcionalidade e passa a ser uma experiência de compra onde, além dos serviços prestados, a forma de comunicar também torna-se parte do pacote.

Se a sua empresa estiver com problemas no setor de atendimento ao cliente, mostre para a sua equipe que essa é uma parte fundamental para que o cliente continue comprando da empresa.

Não importa quão competitiva e funcional uma ferramenta seja, sem o respaldo da empresa cliente nenhum permanece comprando.

Para modernizar o atendimento ao cliente na sua empresa, conte com a ferramenta Ordem de Serviço do FullControl. Com ela, você e sua equipe tem total controle sobre as ordens de serviços geradas no sistema e ainda categoriza elas por prioridades.

Veja mais como funciona o Módulo Atendimento do FullControl assistindo ao vídeo:

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