As 3 atitudes imperdoáveis no primeiro contato com o cliente

O primeiro contato com o cliente é fundamental para se realizar uma venda de qualidade e construir um relacionamento duradouro que trará bons frutos. Por muitos vendedores não estarem preparados para interagir com os clientes de forma adequada e estratégica, muitos cometem erros intoleráveis para quem deseja fechar um negócio. Será que os seus vendedores estão cometendo esses erros?

A reputação de uma empresa está diretamente ligada a como ela trata a sua clientela e por isso é preciso despender a máxima atenção ao cliente que chega até você a procura de uma solução para seus problemas.

O que acaba com toda a expectativa do cliente de que a sua empresa é capaz de solucionar o problema dele está nas 3 situações seguintes:

  1. Qual seu nome mesmo?

O nome é o primeiro e um dos mais importantes presentes que ganhamos na vida e é por isso, que os vendedores precisam estar extremamente atentos a esse ponto. Perguntar o nome de quem entra na sua empresa assim que ela chega é uma das melhores formas de dar boas vindas e mostrar que você se interessa por aquilo que ela tem para falar.

Porém é humanamente possível esquecer o nome de alguém que você acabou de conhecer, ainda mais entre tantas outras informações que estão sendo discutidas. Para evitar esquecimentos ao longo do diálogo repita o nome da pessoa ao menos 3 vezes nos primeiros 10 minutos.

Ofereça água, um café e peça para que ela se sente, sempre repetindo o nome. Isso deixará o seu cérebro alerta em relação àquela palavra e evitará esquecimentos. Lembre-se: o nome é um dos presentes mais importantes – mostre que quem está ali é importante.

Para ilustrar esse ponto, tenha como case de sucesso a rede de cafeteria estadunidense Starbucks que escreve o nome de seus clientes nos copos de cada pedido, criando um relacionamento de amizade e confiança entre o cliente e a marca.

  1. Falar mal não é legal

Não há como negar: as empresas possuem atendimentos diferentes e se alguém foi buscar o seu serviço é por que o anterior deixou a desejar.

Pode ser que o cliente que acabou de entrar pela sua porta fale muito mal de determinada empresa e você sinta vontade de usar isso a seu favor, reforçando os erros cometidos pela concorrência. Dica: não faça isso.

Apesar de parecer vantajoso na hora de conquistar a confiança do cliente, apontar os erros alheios não torna a sua empresa melhor e não valoriza em nada o caráter do seu negócio.

Pode parecer que não, mas muitos clientes prestam atenção quando falamos mal dos serviços de terceiros ao invés de nos atentarmos aos nossos serviços, portanto quando a língua coçar e a vontade de falar vier lembre-se: não perca tempo falando da concorrência, ganhe tempo falando sobre você.

  1. O foco não é você

É comum que na hora de apresentar nosso portfólio para um novo cliente nós comecemos a falar sem parar com medo de esquecer algum detalhe importante sobre as soluções, mas nessa hora é preciso ter uma frase em mente: o foco não é você. É o que o cliente necessita.

Quando o cliente vem até você o primeiro contato deve prezar mais pelo ouvir do que pelo falar, pois é nesse momento que o vendedor é capaz de captar as reais necessidades do cliente e, se ele for bom mesmo e preparado, visualizar até as dores futuras se antecipando com a solução.

Se não formos hábeis o suficiente para ouvir os problemas do cliente e dar as respostas que ele procura estaremos gastando saliva e perdendo a oportunidade de conquistar, já que o cliente ouviu tudo sobre a empresa, mas não encontrou aquilo que procurava.

Diagnosticou esses problemas na sua empresa? Reúna sua equipe e dialogue sobre a importância de construir um relacionamento de sucesso com os clientes. Elaboramos materiais que ajudaram a sua empresa a se destacarem no atendimento com os clientes.

Para saber as 5 atitudes para construir um relacionamento de sucesso com o seu cliente clique aqui.

Que saber como fidelizar clientes? Clique aqui.

Lembre-se: o seu cliente é o seu maior patrimônio.

Comments (1)

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *