Como diminuir as taxas de inadimplência dos seus clientes?

A inadimplência está presente em diversos setores da economia e afeta muitas empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Para reverter essa situação, um bom relacionamento com o cliente e processos simples auxiliam. Mas como ter em sua lista de clientes os bons pagadores e diminuir os problemas com devedores? Separamos algumas dicas que conhecemos na prática e também as que estão neste artigo publicado pela Resultados Digitais.

– CONTROLE DE CLIENTES E CONSULTAS
Manter um cadastro atualizado desde o início, com informações sobre cada cliente, ajuda a entrar em contato quando necessário.
Se possível, mantenha os dados atualizados em um período de tempo determinado.
Ao vender, é importante se lembrar de realizar análise de crédito em bancos de dados como SERASA e SPC, através disso, é possível garantir mais segurança que o serviço será remunerado.

– A “RÉGUA DE COBRANÇA”
A “régua de cobrança” é uma tática para saber em quais datas entrar em contato para realizar cobrança. É preciso ter início, meio, fim e 4 pontos essenciais:
– Com quantos dias antes do vencimento a fatura será enviada ao cliente?
– Quando lembrá-lo que o vencimento está próximo?
– Qual o primeiro contato quando alguém já se tornou inadimplente?
– Até quando esse cliente pode ficar inadimplente? Defina um limite máximo.
Os meios mais práticos para entrar em contato são email, telefone, SMS e canais digitais.

– FORMAS DE PAGAMENTO
A venda com cartões de crédito sempre será a melhor opção, pois mesmo com as taxas aplicadas, o recebimento é garantido.
A emissão do boleto bancário é uma boa alternativa, por ter uma taxa pequena e ser preferência de alguns clientes, mas é importante lembrar que algumas pessoas que escolhem essa opção, tendem a ser mais inadimplentes que os de cartões. É importante pensar qual forma de pagamento mais se adapta a sua empresa, seja transferência, pagamento em dinheiro, cartão ou boleto.

– FAÇA ACORDOS!
Normalmente, a falta de pagamento acontece por dificuldades do devedor, então por que não conversar e definirem juntos a melhor forma de resolver a situação? Seja diminuindo valor ou parcelando, entre em consenso para definir o que é bom para os dois lados.

– SISTEMA ERP
Uma das ferramentas que auxiliam na gestão de empresas é o software ERP (para nós, o FullControl), com ele é possível realizar análises financeiras mais complexas, porém, sem complicações ou papelada.

– CLIENTE EM DIA: TRATAMENTO ESPECIAL
Valorize os clientes adimplentes, ofereça descontos e formas de pagamentos facilitadas para quem sabe que pode confiar. Uma boa relação empresa-cliente rende em uma parceria de muitos anos.

Ao acrescentar essas práticas no dia a dia da sua empresa, a taxa de inadimplência será reduzida, aumentando seus lucros. Conhece alguma outra dica? Compartilhe com a gente! 🙂

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *