Negociar é uma arte – dicas para melhorar sua negociação

Negociar não é algo que acontece só na hora da venda. No dia a dia de um gestor, o ato de negociar surge em atividades com colaboradores, no contato com fornecedores e nas conversas com clientes.

Por isso, aprimorar a habilidade de negociar é fundamental para empresário que deseja crescer. Confira nossas dicas e coloque isso em prática!

Como negociar melhor

No mundo corporativo, negociar é uma atividade tão rotineira que muitas vezes passa despercebida por quem faz.

Negocia-se valores, prazos, entregas e tudo aqui que envolve o universo de uma empresa que, por menor que seja, precisa ter suas atividades negociadas.

Quem costuma tratar de tudo isso é o gestor, que comumente toma a frente da empresa e estipula tudo o que deve ser feito. Por isso, é esse o profissional que precisa ter o “perfil de negociador” mais apurado da equipe e passar isso para seus colaboradores.

Nossas dicas para você aprender a negociar melhor são:

Melhore a assertividade sem esquecer da empatia

negociar

Na hora de negociar qualquer coisa, não há nada melhor do que ser assertivo. Estabelecer seus pontos de forma clara, utilizando toda a comunicação para capturar a vontade do lado oposto é imprescindível para fechar um negócio.

Porém, é preciso lembrar que o lado oposto também tem opinião e é nesse momento que entra a empatia.

Na hora de negociar, coloque seus pontos com firmeza, mas abra espaço para que a outra parte faça o mesmo e juntos possam entrar em comum acordo. Esse é um detalhe que faz de você um bom negociador.

Ser empático e ouvir ao lado oposto nos leva ao nosso próximo tema, que é….

Pratique a escuta-ativa

negociar

Provavelmente você já ouviu falar sobre a escuta-ativa e, se já colocou em prática, parabéns!

A escuta-ativa é uma forma de abrir o diálogo para além do “sim e não” como respostas. Dentro desse método, negociar torna-se um verdadeiro brainstorm, onde ambos os lados interagem dando soluções hábeis para as perguntas propostas.

E tudo isso é alcançado apenas mudando a maneira como formulamos a pergunta e guiamos o diálogo. Ao invés de colocar “EU” e “VOCÊ”, utilize “NÓS”.

Sempre que o outro lado emitir uma opinião, reforce que você prestou atenção repetindo a ideia, se possível, incluindo o novo parecer sobre o tema. Dessa forma você prende a atenção com quem está a negociar com você e garante maior sucesso.

Prepare-se para negociar

negociar

Amanhã haverá uma reunião importante para a empresa, em que você precisará negociar com clientes muito importantes? Prepare-se antes.

Até os negociadores mais habilidosos não abrem mão de estarem previamente preparados para a hora do “vamos ver”. Estar preparado reflete competência e zelo por aquele momento, mostrando que você é sim, um grande negociador.

A receita para estar bem preparado? Faça uma lista. Coloque como pontos principais:

– Conhecer o outro lado (história da empresa, necessidades, projetos e quem está ali de representante);

– Pontos principais a serem debatidos em reunião;

– Objetivos (seu e do outro lado);

– Possíveis caminhos de como negociar de forma satisfatória para os dois lados.

RESUMINDO:

Negociar é mesmo uma arte, e como toda arte melhora-se sua execução com técnica e prática. Aplicando essas dicas você irá aprimorar muito mais suas habilidades de negociar e trará grandes conquistas para a sua empresa.

Para mais conteúdos sobre ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIO, clique aqui

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *