Tudo o que você precisa saber sobre IoT

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IoT

A Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas, é um assunto que tem sido cada vez mais citado no setor de segurança eletrônica. Realizamos algumas pesquisas sobre o surgimento e como isso tem sido trabalhado atualmente, para resumir como essa sigla pode mudar as expectativas do presente e futuro de empresas que trabalham com tecnologia.

Como surgiu?
O conceito de IoT foi criado da união de diversas tecnologias, como Radiofrequência (RFID) e Wireless Sensor Network, em Massachusetts, no início dos anos 90.
Em pesquisas, recursos tecnológicos eram testados para a conexão de dispositivos, como o bluetooth e comunicação por campo de proximidade (CPP). A ideia era utilizar a conexão da internet em objetos físicos, por exemplo, na época realizaram a conexão de uma torradeira com um computador. Com o passar do tempo e evolução da tecnologia, o campo de uso de IoT foi ampliado.

Afinal, o que é?
A Internet das Coisas é o modo como objetos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores e softwares. Desde um relógio, geladeira, carros, máquinas, computadores e smartphones, os objetos conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informações e praticidade em geral, coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas.
Além do uso pessoal, existem outras possibilidades que nem imaginamos, como peças de aeronaves ou estruturas de plataformas de extração de petróleo e gás, que podem ser conectadas para prevenção de acidentes e detecção de problemas em tempo real.

No dia a dia:
Estamos cercados por IoT, um exemplo comum são as smart TVs, que podem acessar a web por wi-fi, utilizando plataformas como a Netflix sem precisar de um computador.
Óculos, pulseiras e relógios como o Apple Watch e o Samsung Gear, que têm acesso à internet e podem ser conectados aos smartphones.

No setor de segurança:
Câmeras de segurança são conectadas à internet e enviam informações pela rede, portas são desbloqueadas por meio de wearables, cada vez mais a IoT se faz presente, transformando espaços em ambientes inteligentes e interativos, onde portas são trancadas e destrancadas, luzes acesas, janelas abertas ou fechadas, entre outras diversas opções, através do smartphone.
É possível se sentir mais seguro mesmo a distância com o acesso rápido ao armazenamento de imagens das câmeras, histórico de ações, arme e desarme, em aplicativos como o FullArm, que possibilita o monitoramento de um estabelecimento ou residência em tempo real.
Mais do que ter controle, a ideia é tornar ambientes inteligentes e proativos. As interfaces amigáveis das plataformas que utilizam IoT, tornam tudo “natural”, alguns exemplos de usos atuais são: sensores de movimentos em lojas, sensor de temperatura, fluxo de água, utilização de lâmpadas e mais. Essas opções não estão disponíveis apenas para controle e segurança, mas também auxiliam na economia.

A IoT não é mais uma simples tendência, é uma realidade que está transformando empresas, negócios e rotinas. Quer saber mais sobre as nossas soluções e acrescentar essa tecnologia ao seu negócio? Fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Fontes: PROOF, OP SERVIES E SAP.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *