fbpx

Gestão de Frotas – Como ser um bom gestor?

Gestão de Frotas – Como ser um bom gestor?

A gestão de frotas é extremamente importante para o andamento de uma empresa, pois, caso algo saia fora do planejado, como entregas e prazos, acaba comprometendo todos os setores, comercial, marketing, financeiro, entre outros. Dessa forma, o gestor de frotas precisa estar sempre por dentro de cada etapa, e pensar em maneiras de deixar a execução da rotina sempre alinhada com o todo.

Mas o que é a Gestão de Frotas?

É a administração de veículos de uma empresa própria ou de terceiros, onde é necessário controlar as atividades da frota do início ao fim. O gestor, precisa ter decisões estratégicas (longo prazo) e operacionais, incluindo a rotina. Um gestor de frotas precisa pensar além do que apenas colocar seguros em todos os veículos da empresa, mas saber que imprevistos podem surgir, e para isso, é necessário que toda a equipe esteja preparada. Uma boa opção nesses casos, é oferecer treinamentos aos colaboradores, e garantir que cada veículo esteja com as manutenções em dia, para evitar qualquer tipo de problema.

Mas não é só simplesmente fazer suas funções “básicas”, um bom gestor precisa ter em si, o espírito de liderança, já que assim, terá mais facilidade para coordenar profissionais e as atividades realizadas por eles. Ainda mais quando os funcionários, na maioria do tempo vão a campo, para ter uma boa relação é importante saber quem é cada pessoa da equipe e motivá-los. Para isso, é importante estabelecer metas, apresentar resultados, estar disponível quando necessário e comemorar as conquistas.

Também é necessário estar preparado para possíveis problemas, acidentes de trânsito, atrasos na entrega, cobrança de fornecedores e ociosidade de veículos.
Assim, precisa ter controle emocional para resolver os problemas, e encontrar as melhores soluções sem atitudes precipitadas. É muito importante separar a parte profissional e pessoal, e não deixar os problemas pessoais afetarem no desenvolvimento na empresa.

Um bom gestor não precisa focar apenas na sua equipe, mas também pensar em inovações, soluções e tudo o que puder acrescentar, para passar aos seus superiores, mantendo o contato e fazendo com que cada etapa funcione adequadamente. A organização é primordial, mesmo utilizando soluções tecnológicas que auxiliam no passo a passo, é bom manter o espaço de trabalho sempre em ordem.

INTERADO! Esse é o foco, todos os dias novas atualizações são lançadas, posts são publicados, eventos são realizados e é extremamente importante estar por dentro de tudo isso.
Quais ferramentas podem auxiliar no dia a dia? Como aumentar o conhecimento na área? Agarre tudo o que estiver ao alcance. Falar difícil? Nada disso! Um dos deveres do gestor é ser claro na comunicação e ter a certeza de que foi compreendido, pois só assim, transmitirá todas as informações necessárias, com uma boa comunicação, toda equipe saberá exatamente o seu papel a desempenhar.
Mas não é só isso, alguns conhecimentos são necessários para que um gestor tenha mais segurança ao determinar funções e rotinas.

Leis de Trânsito: muitos veículos para cuidar, pedem um cuidado extra, já que ao se deparar com multas ou reclamações, é preciso ter argumentos para exigir mudanças dos motoristas.
Mecânica: um gestor não colocará a “mão na massa”, mas tendo uma noção básica de mecânica, saberá quais consertos são necessários e os melhores mecânicos para a tarefa.
Logística: O gestor precisa ter conhecimentos básicos de armazenamento de cargas, distribuição e manutenção. Pois são os itens que compõem a base de um processo de logística, logo, é importante saber gerenciá-los para cumprir cada passo com excelência.
Negociação: Com fornecedores, parceiros, superiores ou colaboradores, é necessário saber se comunicar e encontrar soluções que tragam benefícios para todos os envolvidos.

Todos esses requisitos pessoais são importantes para se tornar um gestor de sucesso, que alinha seus negócios da melhor forma, do começo ao fim. Nós auxiliamos com soluções que facilitam o passo a passo na rotina de um gestor, mas além de como agir e quais conhecimentos ter, com o que um gestor deve lidar?
Acompanhe na segunda parte deste post na semana que vem, sobre “COMO DIMINUIR CUSTOS NA GESTÃO DE FROTAS”. Conheça o FullTrack, nossa solução com diversas funções para gerenciamento de frotas, fale com um de nossos consultores e tenha detalhes.

 


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *