fbpx

Como diminuir gastos na Gestão de Frotas?

Como diminuir gastos na Gestão de Frotas?

Para gerenciar frotas, além de estar preparado como um bom gestor, é preciso entender com o que será necessário lidar, os gastos relacionados com combustível são os principais, mas não os únicos, estar por dentro de tudo é essencial para que o negócio caminhe.

Abastecimento: um dos itens mais relacionados aos custos das empresas, por isso, é preciso encontrar a melhor forma que se encaixe ao negócio, como por exemplo, sensores de gasolina.
É necessário estar atento a quanto cada carro consegue percorrer por litro, gerenciando o consumo dos veículos, uma dica é orientar os motoristas para planejarem melhores rotas para reduzir a distância percorrida.

Pneus: a melhor forma de cuidar deles é realizando o controle individual, com detalhes sobre o tipo do pneu, marca, custos, períodos de troca e análises de motoristas. Além disso, é importante gerenciar calibragem, alinhamento, rodízio, balanceamento, e outros.

Documentação: cuidar de toda documentação da frota também é responsabilidade do gestor, como IPVA, DPVAT, taxa de licenciamento, seguro, CNH e licenças para atividades.
Um motorista que circula com documentos vencidos, se arrisca a ter o veículo apreendido, por isso, é necessário acompanhar toda documentação, pagamentos e seus prazos.

Multas: com diversos motoristas e veículos na estrada diariamente, o cuidado precisa ser redobrado. Antes de tudo, ao contratar novos funcionários, uma boa ideia é realizar treinamentos sobre leis e segurança no trânsito, para que estejam cientes dos cuidados que devem tomar em suas rotas percorridas. Se após receber uma notificação sobre este tipo de problema, o condutor continuar recebendo multas, a dica é cobrar para que arque com a dívida.

Estratégias: não adianta só um lado funcionar, a estratégias precisa estar presente em todos os setores da empresa. Se por exemplo, um vendedor garantir um prazo de entrega ao comprador, mas os motoristas não colaborarem para isso, é o nome da empresa todo que fica “mal falado”.

Lembrando que um gestor não pode se esquecer do externo dos veículos, é claro que cuidar do interno como motores, óleos e outros é essencial, mas e o aspecto externo?
O ideal é que os veículos estejam sempre bem cuidados e limpos, para que todos os clientes tenham uma boa impressão. Como são muitos detalhes, lidar com tudo isso através de papelada seria difícil, pensando no dia a dia dos gestores, temos o FullTrack, que possui diversas funções e seus módulos (saiba mais sobre).

Tem alguma dica extra sobre como diminuir os custos? Deixe nos comentários. Esse setor é muito amplo, por isso, precisamos estar sempre pesquisando e atentos sobre os lançamentos. Quanto as soluções, deixa com a gente! Estamos sempre em evolução, levando até você e seus clientes finais o melhor em tecnologia.

 


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *