fbpx

Falar em público: 3 dicas para subir no palco sem medo!

Falar em público: 3 dicas para subir no palco sem medo!

Subir em um palco e falar em público nem sempre é fácil. Às vezes dá aquele friozinho na barriga e nervosismo, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas para você falar em público de forma clara e apresentar seu produto e/ou serviço com sucesso!
• Pense em você
• Mensagem a ser transmitida
• Métodos para apresentação

Pense em você!

A primeira pergunta que você se fazer ao preparar uma apresentação é: como eu desejo ser percebido pelo público? Essa é a pergunta que guiará as demais etapas. A apresentação será mais formal? Eu quero fazer uma apresentação mais descontraída ou mais séria? Vou vender diretamente o meu produto ou vou estabelecer relacionamento com meus clientes?
É importante analisar todos esses aspectos. Assim, na hora de preparar o seu discurso e sua apresentação, você terá de forma mais clara como deverá se portar e não ficará perdido.

Mensagem a ser transmitida!

Depois de definir como você se portará na apresentação, é a hora de pensar em qual mensagem você deseja transmitir para o público. Lembrando que o mais importante sempre será a informação. Afinal, falar muito e não chegar a lugar nenhum te atrapalha e frustra os ouvintes. Por isso, pense bem no conteúdo da palestra e o estruture de forma cronológica e organizada. Você pode usar as seguintes perguntas para ter um norte:
• O que estou informando na minha apresentação?
• Para quem estou falando? Quem são meus espectadores?
• Por que estou falando sobre esse produto e/ou serviço?
• Como as pessoas serão impactadas com o que estou oferecendo?

Método para apresentação

Depois de pensar em como você se posicionará e qual a mensagem a ser transmitida na hora de falar em público, o terceiro passo é saber quais serão os recursos utilizados para a apresentação.
Qual será o local da palestra? Quais os recursos que estarão disponíveis? Você poderá utilizar recursos visuais e sonoros? O ambiente tem espaço para atividade em grupo?
Desse modo, você saberá o que poderá utilizar para incrementar a sua apresentação.

  


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *