Equipe de vendas: 3 passos para construir seu “time dos sonhos”

A equipe de vendas de uma empresa é como o atacante de um time de futebol – se não estiver bem preparada para receber a bola da oportunidade de vendas e bater para o gol do negócio fechado, nada de subir na tabela do mercado.

Descubra como montar uma equipe de vendas ideal para o seu negócio e aumente os lucros da sua empresa.

Equipe de vendas – por que investir?

Para que o seu negócio ganhe a projeção desejada no mercado e entre os clientes são necessárias três coisas: produto e serviço de qualidade, marketing assertivo e equipe de vendas engajada.

Se um desses três pontos falhar toda a estratégia vai por água abaixo, comprometendo a reputação do seu negócio.

Entretanto, a equipe de vendas tem um papel fundamental para que as outras partes alcancem o desempenho que desejam, afinal de contas ela é a primeira impressão dos clientes que chegam até a sua empresa.

Por isso, investir na formação de um dream team de vendas não é utopia, e sim uma realidade que todas as empresas deveriam acreditar.

Saiba como formar a melhor equipe de vendas para a sua empresa em 3 passos:

Passo 1: Conheça quem você já tem e quem vai entrar

Equipe-de-vendas-01

A sua empresa com certeza já possui um grupo responsável pelo departamento de vendas, e essa é a hora da avaliação.

Empresas costumam avaliar o profissional de acordo com o volume de vendas que ele fecha. Essa é uma forma, mas não deve ser a única.

Além das metas de venda, é preciso analisar o comportamento do profissional como um todo. Como é o relacionamento desse colaborador com os outros? Ele agrega valor na equipe? Seu desempenho com os clientes é satisfatório?

Se um desses pontos estiver em defasagem sua equipe de vendas pode ficar comprometida. Por isso, avalie com cuidado.

Faça o mesmo com os novos integrantes. Analise com cuidado os pontos necessários para realizar a integração com o time e analise, dentro do período de experiência, se ele se encaixa bem dentro do grupo.

Passo 2: Invista em treinamento

Equipe-de-vendas-02

O time dos sonhos de vendas não nasce de uma dia para o outro, não é? Além de uma equipe comprometida, a qualificação é o grande diferencial na hora do vendedor fechar o negócio.

Para que a sua equipe seja realmente excelente, é fundamental treinamento em todas as áreas que englobam o setor vendas em uma empresa.

Conteúdo técnico, panorama de mercado e capacitação para um excelente atendimento são essenciais para o sucesso da sua equipe de vendas. Invista nesses três treinamentos e acerte o alvo dos lucros para o negócio.

Passo 3: Valorize

Equipe-de-vendas-03

A valorização da equipe de vendas, individualmente e no coletivo, é o último passo na formação da sua equipe de vendas dos sonhos.

Se você tem um time entrosado, capacitado para ofertar as melhores soluções para seus clientes, que fecham vendas e trazem lucros para a sua empresa, é fundamental demonstrar seu reconhecimento.

Além de comissões por vendas, organize almoços ou jantares, dê presentes, faça elogios públicos pelo desempenho e incentive oferecendo cursos de aprimoramento nas áreas de maior interesse do vendedor.

Quando o indivíduo se sente valorizado pela empresa ele oferece mais e mais para o crescimento da empresa.  Valorize aquele que faz seu negócio crescer e veja seu negócio crescer ainda mais.

Aprofunde sua leitura e veja dicas para:

Crescer profissionalmente

Manter atitudes motivadoras no dia a dia de trabalho

Com uma equipe de vendas alinhada, capacitada e motivada, nada segura o sucesso da sua empresa. Invista nas pessoas que fazem o seu negócio ir para frente e atinja todos os seus objetivos.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *