fbpx

Entrevista de emprego: escolha o funcionário ideal!

Entrevista de emprego: escolha o funcionário ideal!

Sua empresa está em fase de expansão e você precisa contratar novos funcionários? Confira as nossas dicas para realizar boas entrevistas e escolher o funcionário ideal para a sua equipe.

O início do processo

O primeiro passo é identificar o porquê da necessidade de contratar um novo funcionário. Depois disso, coloque no papel a descrição do trabalho que será realizado pelo funcionário. Isso te ajudará a saber o tipo de profissional que você procura. Então, é necessário determinar o salário do cargo – sempre considerando o piso salarial e as responsabilidades dentro da empresa. Em seguida, é preciso decidir onde você encontrará os candidatos. Será por meio das redes sociais da empresa? Anúncio no jornal? Agências de emprego?

Seleção dos currículos

Na hora de selecionar os currículos é importante ler todos com muita atenção e anotar os pontos positivos e negativos de cada candidato. Então, separe os que se adequem mais na vaga anunciada. Você pode também solicitar referências dos candidatos que tiveram os currículos selecionados para a entrevista.

Pré-entrevista

Antes de chegar no momento da entrevista, separe todas as informações que você já coletou: especificações da vaga, currículo e referências do candidato. É importante separar algumas perguntas sobre as características do candidato, as habilidades dele e também sobre o desempenho no trabalho anterior.

Durante a entrevista

Agora é o momento de você aplicar tudo aquilo que já foi feito. Então, separe tudo que você tem sobre o candidato e inicie a entrevista. É importante entender que a entrevista é para conhecer o profissional. Por isso, evite perguntas pessoais demais.  Na internet, é possível encontrar diversos relatos de profissionais que se sentiram constrangidos com as perguntas feitas pelos entrevistadores. E não é isso que a sua empresa quer, certo? Afinal, um profissional que se sente seguro durante a entrevista as coisas fluirão naturalmente.

Pós-entrevista

Chegou a hora de escolher o novo funcionário da sua empresa. Reúna os dados coletados de cada profissional e faça uma lista de prós e contras de cada um. A partir disso, opte pelo profissional que tiver mais prós – esse será o profissional que somará mais conhecimento e técnica a sua empresa.

Você encontrou outros profissionais bons? Separe os currículos para uma oportunidade futura. Além disso, dê um retorno para os que não foram selecionados. Isso ajuda a construir um bom relacionamento entre seu negócio e os demais.

  


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *