Dicas importantes para quem quer realizar vendas de qualidade

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a venda é um processo que só funciona aliado com um bom planejamento e muito foco.

Muitos gestores costumam cometerem o erro de cobrarem um alto volume de vendas efetivadas. E muitas vezes, vender mais não significa lucro. Quem aqui não conhece aqueles casos em que quanto mais vendas uma empresa faz, para mais perto do abismo ela caminha? Isso acontece porque os olhares do time de vendas estão voltados para a quantidade e não para a qualidade.

Veja abaixo algumas orientações valiosas para posicionar a sua equipe de vendas no caminho certo:

 

  1. Separe o joio do trigo

Diz um ditado que o bom vendedor não é aquele que consegue reunir o maior número de oportunidades de vendas mas o que consegue descartar logo de cara as negociações ruins. Por isso, dedique tempo e energia em oportunidades de qualidade.

Para isso, fique esperto se o prospect demonstra entusiasmo durante a negociação e identifique se ele está realmente interessado em fechar negócio ou se está curioso mas ainda não tem claro o que realmente está procurando. Neste último caso, não descarte logo de cara este possível cliente, o ideal é apresentar o seu serviço/produto de forma objetiva e pedir informações de contato para manter o relacionamento por e-mail marketing, por exemplo.

 

  1. Saiba atingir as dores do seu cliente

Mesmo que você listar 50 benefícios excelentes do seu produto, o cliente jamais fechará um negócio se o que está sendo oferecido não resolve os problemas dele. Por isso, conheça a fundo o seu produto e saiba reconhecer quais são as dores que o seu cliente tem enfrentado. Dessa forma, o prospect terá a percepção de que está investido em uma solução para os seus problemas e o processo de venda fluirá de uma forma mais tranquila.

 

  1. Tenha confiança na hora de responder objeções como “Tá caro!”

A frase “Tá caro” muitas vezes é falada de forma automática e a dica valiosa é nunca justificar o preço, mas sim passar a bola para o cliente com uma outra pergunta, como “Porque o senhor achou caro?”. Neste momento, você irá descobrir se o cliente está tentando barganhar algum desconto ou se ele está tentando se esquivar da negociação. Os dois casos significam que o prospect não compreendeu o valor agregado do seu produto, demonstrando que houve falhas no processo de apresentação do produto e das soluções oferecidas.

 

E lembre-se de estudar muito bem o público-alvo para atuar de forma certeira. Descubra quais são os principais canais de contato em que você poderá encontrar o seu cliente e saiba posicionar muito bem a sua marca nestes pontos. Dessa forma, você economiza energia, tempo e dinheiro em meios que só trazem prejuízos.

Você tem tido dificuldades de alavancar as suas vendas? Conte-nos através dos comentários quais são os seus principais obstáculos na hora de fechar um negócio.

 

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *