5 práticas essenciais para crescer profissionalmente

De uns tempos para cá, você percebeu que seu pique de trabalho já não é mais o mesmo? Sua produtividade caiu e sua motivação pelo negócio também? Inclua na sua rotina essas 5 práticas essenciais para crescer profissionalmente e não deixe a preguiça te pegar.

O peso da rotina

Rotina pesa, e pesa muito. Seus sintomas podem não aparecer durante os períodos de bonança da empresa, mas quando os contratempos surgem, o estresse e o volume de trabalho intenso tendem a desgastar toda a equipe, tanto chefes quanto funcionários.

Por isso, manter alguns hábitos voltados para a melhoria da performance profissional é fundamental para atravessar os períodos complicados e de desânimo sem perder a motivação – muito menos a produtividade.

Confira a lista com as 5 práticas essenciais para crescer profissionalmente:

  1. Entenda tudo sobre o seu negócio

crescer profissionalmente

Para crescer profissionalmente é preciso conhecimento sobre sua área de atuação. Por isso, entender bem todas as áreas do seu negócio é fundamental para desenvolver novos padrões de trabalho e ideias, com as quais você e sua equipe podem criar saídas criativas em momentos crise.

A cada dia, esteja atento aos passos que o mercado dá, as principais tendências e também novidades do setor. Lembre-se da célebre frase: conhecimento é poder.

  1. Desenvolva o hábito de refletir

crescer profissionalmente

Ao final do dia você reflete sobre as atividades e atitudes que tomou? Se não, passe a fazer isso. Refletir sobre como foi o dia de trabalho é uma das práticas essenciais para crescer profissionalmente, pois permite que você faça uma auto avaliação do dia e repense coisas que não foram muito legais.

Em momentos complicados na empresa é normal tomarmos atitudes de “cabeça quente”, e é no momento de reflexão que conseguimos avaliar o ocorrido e pensar formas diferentes que resolver o problema.

  1. Anote

crescer profissionalmente

A tecnologia é uma grande aliada na hora de anotar os compromissos, prazos ou ideias, mas a boa e velha agenda é uma grande amiga na hora de te ajudar a crescer profissionalmente.

Isso por que, ao escrever, diferentes áreas do seu cérebro são ativadas, inclusive a memória, o que não acontece plenamente quando você digita.

Escolha uma agenda que agrade, prepare a sua rotina e anote tudo o que puder, inclusive o tempo utilizado em cada atividade diária.

 Crescer profissionalmente exige empenho e tempo. Para que sua vida pessoal não sofra em detrimento do profissional, verifique quanto tempo você dedica para o trabalho e quanto tempo está destinado as suas atividades pessoais.

  1. Confira seus resultados

crescer profissionalmente

Esses 3 primeiros itens da nossa lista de práticas para crescer profissionalmente, em algum tempo, já rendem bons frutos para você, mas é preciso medir os resultados.

A percepção de produtividade é a primeira que salta aos olhos, pois com o controle do tempo você perceberá que fará muito mais em menos tempo, sobrando ainda umas boas horas para desenvolver outros projetos.

  1. Inspire-se em quem já conseguiu para crescer profissionalmente

crescer profissionalmente

Quando falamos em desenvolver práticas diárias parece algo bem difícil, quase impossível para algumas pessoas. Se você é um desses, inspire-se naqueles que já conseguiram mudar os hábitos e cresceram profissionalmente.

Veja palestras sobre coaching, assista filmes sobre pessoas inspiradoras e veja que adquirir bons hábitos e quebrar a rotina não é uma tarefa tão complicada assim.

RECAPITULANDO:

Rotina é desgastante e isso ninguém nega. O que ninguém nega também é que não há como fugir dela, mas há como driblar o desânimo e a melhor forma é crescendo profissionalmente. Em 5 práticas essenciais, você constrói uma base sólida para continuar a crescer e enfrentando a rotina, saindo ileso dela.

Comments (1)

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *