Cooperatividade e Liderança: sua empresa possui?

Nesta semana, uma nova temporada do reality “O Aprendiz” deu início na TV aberta, mais precisamente no canal Band. Por mais que grande parte dos reality’s veiculados não passem tanta credibilidade em relação aos conteúdos veiculados, é notável a diferença do apresentado por Roberto Justus, onde provas ligadas ao empreendedorismo, definem qual o grande ganhador do prêmio de 1 milhão de reais.

No primeiro episódio, duas equipes foram formadas para participar de provas que nada mais eram do que o dia a dia dos Bombeiros, como salvamento em incêndios, soterramento e busca por vítimas em florestas. Mas você deve estar se perguntando “qual a ligação das provas desse reality com o dia a dia da minha empresa?”. E nós afirmamos: toda.

Através de provas, algo ficou em foco: sem liderança e cooperação, nada funciona tão bem quanto poderia. Você pode até finalizar uma prova, ou colocando no dia a dia, um trabalho, mas sem planejamento é difícil que algo saia tão bem quanto com a união de forças.

Além de saber como se expressar, um bom líder precisa delegar funções, e para isso, é necessário que conheça as forças e fraquezas de cada membro de sua equipe. Como? Dedicando um tempo para conhecê-los, lhes dando a oportunidade de fala e notando com o passar do tempo.
O tempo, mesmo que as vezes não pareça, é um grande aliado em relação a conhecimentos e resultados. Em passos simples, é possível se tornar um líder melhor:

Ouça: mas além de ouvir, mostre que as sugestões fazem diferença. Dê um retorno, porque tais informações foram ou não aceitas? Falar e não ter nenhum feedback faz com que a pessoa sinta que nada do que ela diz é relevante.

Conhecimento e Equilíbrio: um curso de especialização seria ótimo para sua equipe? Participe também! Seja exemplo, mantenha seu conhecimento alinhado, conquiste o equilíbrio, não delegando tarefas levando em conta suas afinidades, mas sim, o merecimento.
Saiba se comunicar e reconhecer quando é o momento certo para elogios ou críticas.

Metas Reais: não estipule aquilo que desde o começo desmotivará seus colaboradores, desafios são ótimos, mas para tudo existem limites.

Exemplo: não cobre o que não possui, seja exemplo do que procura em seus funcionários, para também, ser visto como alguém que merece reconhecimento e admiração.

Lembrando que além de boa liderança, é preciso que sua equipe colabore para que as coisas funcionem, fica mais fácil seguir por um caminho quando todos decidem ultrapassar os obstáculos juntos.
Mantenha um ambiente de trabalho agradável e valorize a presença de cada um, com gestos simples é possível fazer com que as coisas fluam ainda mais.

O que você tem implantado no dia a dia da sua empresa? Quais técnicas dão um bom retorno?
Compartilhe conosco!  Siga nosso Instagram: @fulltime.brasil 

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *