Como usar o WhatsApp para aumentar suas vendas

Olhe para os lados nesse exato instante e me diga: tem alguém mexendo em um smartphone? Não preciso da sua resposta para saber que com certeza alguém está utilizando um celular por aí, navegando por centenas de páginas e respondendo mensagem no WhatsApp.

Agora mais um pergunta: já parou para pensar que, se todo mundo vive olhando o WhatsApp, ele seria um ótimo canal para gerar oportunidades de venda para a sua empresa?

Pois bem, é isso mesmo. O aplicativo de mensagens WhatsApp é um daqueles apps que não nasceram com o intuito de vender, assim como o Facebook, mas que foi incorporado às estratégias de vendas e vem se destacando com um ótimo canal de relacionamento com o cliente.

Mas para que a sua empresa alcance sucesso utilizando essa ferramenta é preciso cautela e conhecimento para não falhar na abordagem. Veja a seguir o passo a passo para utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio:

  •  A base do WhatsApp é o relacionamento 

Enviar uma mensagem é mais fácil e menos invasivo do que ligar para aquele cliente com quem você não fala há muito tempo. Através do WhatsApp, você pode retomar o contato com o cliente enviando um conteúdo de relevância sobre seu negócio, ou mesmo apresentando uma novidade que se adapte ao negócio do cliente.

E com os clientes atuais é a mesma coisa. Encaminhe links que se relacionem ao seu negócio, atualidades sobre o mercado e novidades do seu portfólio, assim você mantém o cliente engajado através de mensagens muito mais pessoais do que um post em redes sociais.

  • Crie listas de transmissão e converse com o usuário certo 

O WhatsApp possui um recurso chamado Lista de Transmissão e com ele você poderá criar listas de clientes e segmentá-las em categorias. Dessa forma você poderá ser mais pessoal no envio da mensagem começando a frase com “Senhor” ou “Senhora”, por exemplo.

Com esse recurso, você também poderá criar listas por interesse e enviar para o cliente conteúdos que sejam relevantes para o negócio. Dessa forma o cliente não se sente importunado pelo seu contato.

  • Seja profissional 

O WhatsApp é um aplicativo informal, mas você o está utilizando para um objetivo profissional. Por isso, faça do seu texto um contato sério, que mostre autoridade no assunto e impacte o cliente.

Lembre-se que você está utilizando esse app para criar oportunidade de vendas e não para bater papo. Não envie memes, não use gírias e nem perca tempo em assuntos que não são de interesse da empresa. Não é bom para você e nem para o seu cliente.

  • Informação gera venda 

No item 1 nós falamos sobre quais conteúdos você deve enviar para recuperar/manter o relacionamento com seu cliente e é justamente esse conteúdo que irá gerar venda para você.

Compartilhar informação que aponte para o seu negócio é a melhor forma de criar oportunidades de venda, pois dessa forma você desperta do cliente a sensação de urgência para determinado assunto que leva diretamente para as suas soluções.

Imagine só: você encaminha um texto curto falando sobre a importância de reduzir custos internos da empresa para atravessar tempos de crise; na mensagem seguinte, você pode relembrar o conteúdo e oferecer as soluções de gestão de frota presentes no FullTrack para otimizar os processos e custos do negócio, por exemplo.

  • Esteja pronto para responder 

Toda essa informação, o trato diferenciado e o texto com autoridade com certeza te trarão retorno e é nessa hora que você precisa estar preparado.

Por ser um meio de comunicação instantâneo, os clientes conectados ao WhatsApp que se interessarem pela sua mensagem vão responder prontamente e você precisará estar atento a isso. Pode ser uma mensagem padrão pedindo autorização para ligar ou um contato pessoal, não importa, você precisa responder.

Se o cliente se interessou e retornou é aí que você pega ele e converte o interesse em venda, caso contrário ele vai considerar seu trabalho fraco e – se tratando de WhatsApp – bloquear seu contato.

Você possui uma grande ferramenta para gerar oportunidade de venda aí, nas suas mãos. Utilize-a a favor do seu negócio colocando em prática o nosso passo a passo, ganhe a confiança do seu cliente e venda muito mais!

Comments (2)

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *