Como ouvir seus clientes de verdade e lucrar muito mais com isso

Toda empresa acha, mas são poucas que realmente ouvem seus clientes e sabem tirar real proveito desse feedback para aumentar o fluxo de caixa. A sua empresa sabe ouvir seus clientes? Melhore o relacionamento da sua empresa com quem realmente importa e saiba como ouvir seus clientes da melhor forma no texto a seguir.

➤ Ouvir seus clientes é fundamental

Já publicamos muito conteúdo aqui no Fulltime Negócio falando sobre relacionamento com cliente, afinal de contas eles são agentes fundamentais para manter a empresa de pé.

E para um relacionamento dar certo, uma das principais características é que ambos os lados saibam ouvir. Porém, no mundo dos negócios, quem tem mesmo que saber ouvir são as empresas.

Ouvir seus clientes é fundamental para saber como sua empresa é percebida por quem realmente a utiliza, fornecendo informações para melhorias ou decretando o fim de determinado serviço.

Sim, é preciso conversar constantemente com o cliente e conhecer a fundo o que ele acha. Não, essa não é a única maneira de ouvir seus clientes.

Confira aqui algumas delas:

1. Conselho de Clientes

Sabe aqueles tradicionais conselhos de empresas, que reúnem os principais acionistas do negócio, e que juntos discutem e decidem pontos importantes do negócio? Pois bem, a sua empresa precisa de um conselho…de clientes.

Essa é uma das formas mais eficientes de ouvir seus clientes e saber o que eles realmente esperam de você e da sua empresa

Com certeza eles conversam entre si, por isso convide aqueles que mais tem influência sobre o grupo (grandes empresários que o seu negócio de monitoramento e/ou rastreamento atende, por exemplo) e reúna-os mensalmente para discutir, junto com a sua equipe, quais pontos precisam de melhorias nos serviços da empresa.

Em troca, ofereça algum tipo de desconto ou serviço extra para incentivá-lo a colaborar com o projeto.

2. Retorno pós-resolução

Problemas surgem todos os dias, mas um atendimento rápido garante a satisfação e aumenta a confiança do cliente.

Depois de solucionados, quantas vezes a sua equipe retorno para saber se estava tudo bem, ou se tinha mais algum ponto que o cliente gostaria de questionar?

Ouvir seus clientes no pós-resolução é muito importante para ter um feedback completo do ocorrido e melhorar os processos como um todo.

3. Tenha alguém em campo

Não precisa ser uma equipe de cinco consultores; um só basta para visitar os clientes e conversar, cara a cara e no ambiente deles, sobre o que eles esperam dos seus serviços.

Estipule alguns dias em que um membro da sua equipe vai visitar os clientes, para saber como o serviço oferecido é sentido pelo usuário e oferecer novas soluções que complementem o monitoramento e/ou rastreamento.

A Fulltime faz isso. Temos um cronograma anual para levar nossos consultores a todas as regiões do país, para visitar nossos parceiros e apresentar sempre o que há de mais inovador no segmento.

Saiba ouvir seus clientes de todas as formas possíveis e faça com que eles participem do crescimento do seu negócio. Esse relacionamento é o mais importante para manter sua empresa nos trilhos. Invista nele.

  


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