Como higienizar o seu Celular?

O Celular, passa a maior parte do tempo em nossas mãos. Agora, em tempos de quarentena, com certeza, a frequência do uso aumentou consideravelmente. Seja a trabalho ou lazer, o celular faz parte do dia a dia das pessoas e, de muitas crianças também. Saiba a maneira correta de como higienizar o seu celular.

Lavar as mãos com maior frequência, foi a principal orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenir a contaminação pelo Coronavirus, mas e o celular? Lavar as mãos e utilizar o celular, sem a devida higienização, anula completamente a higienização das mãos.

Assim como teclados, mouses, joysticks e controles remoto, os celulares acabam acumulando bactérias e vírus, que chegando às mãos (inclusive as recém-lavadas) aumentam potencialmente as chances de contaminação.

Mas sabemos que os nossos eletrônicos são delicados e podem estragar em contato com a água, então é preciso escolher o produto certo para limpá-los evitando possíveis prejuízos.

O álcool 70% vendido no mercado pode danificar o seu aparelho caso o mesmo não traga certificação IP68 ou similar, devido os outros 30% ser de água.

Importante ressaltar que o álcool gel não é muito indicado, pois além da água pode conter emolientes, aromatizantes e produtos para hidratar a pele.

 

 

De acordo com o Dr. Bactéria (O biomédico Roberto Figueiredo) recomenda a limpeza de celulares e eletrônicos com álcool isopropílico, nunca usar o produto direto no eletrônico, o recomendado é utilizar um lenço ou pano macio umedecido com o álcool isopropílico, outro método indicado são os lencinhos umedecidos para bebês, que podem higienizar os portáteis sem comprometer seu funcionamento. Com relação às capas de silicone, elas podem ser lavadas com água morna e sabão, ou seguir a mesma recomendação da higienização do Celular. Outros tipos de revestimento, como tecido ou couro, devem seguir a recomendação do fabricante para higienização.

Higienizando entradas de conectores e saídas: pegue cotonetes e remova um pouco do algodão da pontinha para deixá-lo mais fino e, na sequência, use para limpar as entradas do celular, tomando sempre cuidado para não deixar resquícios de algodão dentro delas. Evite também usar de força na hora de limpar, pois assim você impede que algo saia do lugar ou fique danificado. Outra opção é usar uma escova de dentes bem macia para fazer essa limpeza. Não se esqueçam de limpar os fones de ouvidos também!!

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Caso existam pessoas gripadas por perto, a frequência da limpeza deve aumentar para pelo menos uma vez por dia caso o eletrônico seja compartilhado.

Lembre-se de sempre lavar as mãos com sabão e desinfetar com álcool em gel antes de manusear o seu aparelho, principalmente se você tiver acabado de voltar de lugares públicos. O mesmo procedimento pode ser feito no seu computador, teclado e mouse, evitando que vírus e bactérias, como o coronavírus, resolva passar um tempo por lá.

Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *