Como aumentar o ticket médio da sua empresa

Quando você pensa em lucrar mais e aumentar o seu fluxo de caixa qual é o primeiro pensamento que vem na sua cabeça? Conquistar mais clientes, certo? Isso é o que a maioria dos empresários acredita, porém não é a melhor saída se você quer aumentar o ticket médio da sua empresa e mantê-lo em crescimento.

Quer saber o porquê? Continue a leitura, já explicamos.

Ticket Médio

Muito se ouve falar sobre ticket médio e, apesar de ser um termo comum no meio empresarial, várias pessoas não estão familiarizadas com seu significado. O ticket médio nada mais é que uma equação com a seguinte fórmula:  valor total das vendas dividido pelo número de clientes.

Se a sua empresa fatura R$ 40 mil por mês e possui 300 clientes, o ticket médio é de R$130,00 por compra. Claro que uns compram mais, outros menos, mas é importante ter essa média para saber como anda a saúde financeira do seu negócio.

Como saber se meu ticket médio é bom? 

Essa é uma pergunta um tanto quanto capciosa, pois esse valor varia de acordo com os custos da empresa, mas podemos exemplificar essa situação de maneira bem simples:

A sua empresa possui vários pedidos de soluções de monitoramento e rastreamento por parte dos seus clientes, seu estoque está girando e seu fluxo de caixa também – mas o faturamento mensal não aumenta.

Como no exemplo acima, se a sua empresa fatura R$ 40 mil ao mês há algum tempo, e esse valor começou a ficar pequeno na hora de cobrir os custos operacionais, significa que seu ticket médio não é o suficiente para manter o negócio andando.

Por isso, é importe que a sua empresa possua uma planejamento financeiro bem delineado para cortar situações como essa e aumentar o TM (ticket médio). Para saber mais sobre planejamento financeiro para empresas clique aqui.

Como aumentar meu ticket médio? 

Como falamos no começo do texto, muitos empresários pensando que a forma mais rápida de aumentar o ticket médio é vender para mais clientes, o que é em realidade uma armadilha, pois se os seus clientes já compram pouco, os que virão farão o mesmo.

Agora você poderá se questionar: “Mas mesmo que novos clientes comprem pouco, ainda assim comprarão e meu ticket médio irá aumentar.”. Bem, não se esqueça que novos clientes possuem custos operacionais e que o valor gasto por eles precisam cobrir tudo isso.

Agregar novos clientes não é a melhor solução para aumentar seu ticket médio.

A melhor forma de aumentar o ticket médio da sua empresa é incentivar que seus atuais clientes comprem mais. Para isso você precisa investir em algo que já falamos muito aqui no Fulltime Negócios: diversificar o portfólio e agregar valor ao serviço.

Se você vende apenas soluções de monitoramento, porém tem o conhecimento de que um determinado grupo de clientes precisa de serviços de rastreamento, aí está o nicho para aumentar o ticket médio da sua empresa e faturar mais.

Não é preciso ir muito longe para descobrir como aumentar seu ticket médio, você precisa apenas estar atento às necessidades do seu cliente e, a partir disso, garantir seus lucros.

Trace um mapa das necessidades de cada cliente e ofereça a ele as soluções que mais se encaixam no seu perfil. Monitoramento que precisa de soluções de rastreamento? Rastreamento que precisa de soluções voltadas para mobile?

Dessa forma você oferecerá ao seu cliente soluções das quais ele precisa, fomentando a compra e subindo o valor do ticket médio. Lembre-se que, independente de você vender ou não a ele serviços de rastreamento, por exemplo, as necessidades dos seus clientes existem e se você não estiver vendendo a ele, outro estará.

A Fulltime trabalha para levar à você, nosso cliente, soluções inovadoras e atuais que encantam seus clientes e transformam o seu negócio em um exemplo de sucesso.

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