fbpx

7 DICAS PARA PLANEJAR O ANO DA SUA EMPRESA

7 DICAS PARA PLANEJAR O ANO DA SUA EMPRESA

Como você tem feito o planejamento da sua empresa? Seja ele mensal ou anual, em qualquer época do ano é importante se planejar, a saúde da sua empresa depende disso.
Segundo o IBGE, no Brasil, quase metade das empresas fecha em três anos por falta de planejamento. Se não quiser fazer parte dessa estatística, anote as dicas a seguir e comece já a se planejar!

1-FAÇA UM COMPARATIVO DO ANO ANTERIOR

Além do balanço financeiro, que já é de praxe, o que mais você tem analisado?
É importante fazer comparativos, analisar o mesmo período de anos diferentes, saber o que foi feito, saber o que deu certo, só assim conseguirá saber como e o que melhorar para o próximo ano.

2-DEFINA OBJETIVOS

Isso vai deixar claro para todos quais as metas e objetivos a serem alcançados, metas tangíveis desperta motivação. Cuidado com metas inatingíveis, isso acaba atrapalhando o desenvolvimento geral da empresa.

3-FAÇA REUNIÕES

Reuniões de feedback são importantes pois, é onde se alinham metas, estratégias, dividem opiniões, e quem executa os planos de ações poderá dizer se está funcionando ou não.

4-DEFINA CICLOS

Por mais que o planejamento seja anual, defina ciclos!
Na hora de analisar, você consegue ter uma melhor visualização dos indicadores. Ciclos menores facilita na hora de saber se sua empresa está tendo o crescimento esperado.

5-CALENDÁRIO

Os prazos e metas precisam estar alinhados como o orçamento.
Dê uma boa estudada no calendário, para que as campanhas sazonais entrem no orçamento, para que não ocorra erros de execuções e nem furos no orçamento.

6-SEJA FLEXÍVEL

O planejamento estratégico é essencial para a sua empresa, mas, não pode ficar travado nisso.
Tem que entender, que a realidade pode mudar, e você precisa estar preparado, se adaptar a nova realidade, realinhar os planos, para que se consiga chegar no objetivo desejado.

7-INVISTA EM SOLUÇÕES

Impossível fazer planejamentos se você não tem como coletar dados, ou, tem acesso a esses dados, porém, muitas vezes é demorado para se conseguir relatórios, o sistema é ultrapassado, ou muito complicado de usar.
Invista em otimização de tempo, invista em soluções que te ajudam, soluções completas e práticas.

Experimente essas dicas!!
O planejamento é extremamente necessário, organiza sua empresa para atingir os objetivos esperados, da melhor maneira possível.


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *