5 atitudes para construir um relacionamento de sucesso com seu novo cliente

 

Vender uma vez é fácil, vender pela segunda vez que é difícil. Mas se a sua empresa é daquelas que preza por um relacionamento cordial e sincero logo de primeira, a segunda venda talvez seja até mais fácil.
Em tempos críticos para a economia, o sucesso dos negócios está na relação de confiança, respeito e qualidade que o cliente estabelece com a empresa, e isso só é possível se a primeira impressão for a melhor de todas.

Abaixo estão 5 atitudes simples para que você possa construir bases sólidas para um relacionamento duradouro que gerará perpetuidade em vendas.

1. Construir relações é uma arte, vender também é.
Por isso criar uma base de respeito e confiança logo no primeiro contato com seu novo cliente é o que trará sucesso para sua venda. Foque no atendimento empático: escute o que o cliente tem a falar e não o interrompa jamais, deixe que ele lhe dê a palavra.
Você está na posição de ouvir no momento e não de falar. Não seja um daqueles vendedores que falam sem parar sobre a empresa e saem do encontro sem saber ao certo qual a real dor do cliente.

2. O problema do cliente agora é seu.
Oferecer soluções incapazes de atender as expectativas do seu cliente é dar um tiro no escuro e não saber aonde ele irá acertar. Conhecer a fundo a dor apresentada é a única maneira de elaborar um projeto que solucione a dificuldade do cliente, garantindo o sucesso da sua empresa. Se a sua empresa não consegue atender uma demanda solicitada por um novo cliente, não hesite em deixa-lo ir. Melhor um prospect feliz do que um cliente infeliz.

3. Conheça o orçamento disponível.
Você identificou a dor, apresentou a solução, mas em momento nenhum discutiu o orçamento que o cliente dedicou ao projeto? Saiba que, se o valor do seu serviço ultrapassar a expectativa do cliente, é possível que ele busque uma resolução junto à concorrência e rejeite a sua proposta.
É primordial conhecer o orçamento disponível e montar um projeto/solução referente ao valor proposto, mas não deixe de apresentar os serviços que ficaram fora do pacote. O que o cliente procura são opções: dê a ele o que ele pediu, mas dê também aquilo que precisa.

4. Não importa a situação, seja sincero.
Uma boa relação foi estabelecida, a dor foi identificada e o orçamento discutido. Agora o cliente quer que tudo fique certo no prazo de uma semana e você, para não perder a venda, acata ao prazo mesmo sabendo que será difícil cumpri-lo. Errou feio. Não prometa ao seu cliente serviços, prazos e produtos que você não será capaz de oferecer, pois esse é o ponto crucial que irá destruir o seu breve relacionamento de sucesso.

5. cliente está com dúvidas? Leve-o até os cases de sucesso.
É normal que o cliente fique em dúvida sobre a qualidade do serviço e se ele será capaz de atender suas necessidades. Nesse momento o relacionamento estabelecido aqueles que já fazem uso do seu produto é que fará a diferença.

Convide o cliente para conhecer na prática a solução que você oferece, essa é a melhor forma de sanar os questionamentos existentes.

Se a sua empresa ainda não adota essas 5 atitudes, faça o teste. Você só tem a ganhar.

 

 

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