fbpx

3 dicas para mapear processos em sua empresa!

3 dicas para mapear processos em sua empresa!

Mapear e estruturar processos é de extrema importância para que o seu negócio seja potencializado e, dessa forma, consiga alcançar melhores resultados. Confira 3 dicas para implementar esses processos agora mesmo em sua empresa.

Entender o objetivo de mapear os processos

O primeiro passo é entender o objetivo principal do processo. Você deseja minimizar erros que causam perda de receitas e, consequentemente, aumento dos gastos? Ou quer melhorar a comunicação? Ou então detalhar a sequência de tarefas? É importante que você tenha em mente qual é o objetivo principal para que os processos sejam implementados de maneira correta.
O mapeamento de processos permitirá que você compreenda como funciona cada etapa da sua empresa. Assim, você poderá examiná-lo e saberá como pode melhorá-lo.

Fluxograma das atividades da organização

Entendendo o objetivo, o próximo passo é fazer o fluxograma, que ilustrará todo o processo da sua empresa e ajudará na compreensão de como tudo funciona.
Exemplo de fluxograma organizacional:

Equipe A → Fornecedores da Equipe A

Supervisores e demais equipes que se relacionam com a Equipe A

Clientes

É necessário que todas as equipes e profissionais estejam envolvidos no mapeamento de processos. Além disso, você também pode usar algumas técnicas para alcançar o objetivo do mapeamento de processos. Entre elas estão: questionário, entrevistas e análise de documentos.

Evite erros na hora de desenhar o mapeamento

É importante mentalizar as áreas que sempre sofrem interferências e também pensar nas interferências externas. Outro ponto para evitar erros é ficar tão focado no mapa perfeito, mas esquecer do objeto dele.

Conheça o FullControl

Pensando em minimizar os prejuízos, ajudar na gestão e também na otimização de tempo, a Fulltime inovou e lançou um sistema ERP 100% web pensado para empresas de monitoramento e rastreamento. Tudo isso pensado para atender as necessidades dos clientes com ferramentas que atendem todos os setores da empresa. Clique aqui e saiba mais!

  


Comente Aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *